Gaudium news > Papa Francisco canoniza dois novos Santos: São Artemide Zatti e São Giovanni Battista Scalabrini

Papa Francisco canoniza dois novos Santos: São Artemide Zatti e São Giovanni Battista Scalabrini

Recordando os exemplos dos dois novos Santos, o Pontífice ressaltou que cada um deles recorda a importância de caminhar juntos e poder agradecer.

Papa Francisco canoniza dois novos Santos Sao Artemide Zatti e Sao Giovanni Battista Scalabrini 1

Foto: Vatican Media.

Cidade do Vaticano (10/10/2022 10:14, Gaudium Press) No último domingo, 9 de outubro, a Igreja Católica ganhou dois novos Santos. São Artemide Zatti e São Giovanni Battista Scalabrini foram canonizados pelo Papa Francisco durante uma Missa presidida ao ar livre na Praça de São Pedro.

Em sua homilia, o Pontífice tratou da liturgia do dia, que narrava o episódio do Evangelho no qual dez leprosos caminham juntos e vão ao encontro de Jesus que os cura, mas somente um deles volta ‘glorificando a Deus em voz alta’ e agradece a Jesus. Francisco se deteve em dois aspectos dessa passagem do Evangelho: caminhar juntos e agradecer.

Papa Francisco canoniza dois novos Santos Sao Artemide Zatti e Sao Giovanni Battista Scalabrini 3

Foto: Vatican Media.

A doença e a fragilidade comuns fazem cair as barreiras e superar toda a exclusão

O Santo Padre destacou que inicialmente a história fala apenas de dez leprosos, sem distinção entre o samaritano e os outros nove, que caminham ao encontro de Jesus. Naquela época, os leprosos eram excluídos da comunidade.

“O samaritano, apesar de ser considerado herético, ‘estrangeiro’, faz grupo com os outros. A doença e a fragilidade comuns fazem cair as barreiras e superar toda a exclusão. Caminhando juntos, estes leprosos clamam contra uma sociedade que os exclui”, assegurou.

O Papa exortou aos fiéis para que se lembrem que “a Fé Cristã sempre nos pede para caminhar junto com os outros, para nunca sermos caminhantes solitários; sempre nos convida a sair de nós mesmos rumo a Deus e aos irmãos, sem nunca nos fecharmos em nós mesmos; sempre nos pede para nos reconhecermos necessitados de cura e perdão, e partilharmos as fragilidades de quem vive ao nosso redor, sem nos sentirmos superiores”.

Papa Francisco canoniza dois novos Santos Sao Artemide Zatti e Sao Giovanni Battista Scalabrini 4

Foto: Vatican Media.

São Artemide Zatti e São João Battista Scalabrini

Nascido no ano de 1880, na cidade italiana de Boretto, São Artêmides Zatti era um conhecido enfermeiro quando ingressou nos Salesianos e emigrou para a Argentina. Neste país se dedicou durante cinquenta anos no serviço aos pobres e doentes, tendo dirigido um dos primeiros hospitais da Patagônia Argentina. Foi beatificado no ano de 2002 pelo Papa São João Paulo II.

João Battista Scalabrini nasceu na Itália no dia 8 de julho de 1839. Foi Bispo de Piacenza, Fundador da Congregação dos Missionários de São Carlos e da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo, mais conhecida como Scalabrinianos, para a assistência espiritual e material de migrantes. O Papa São João Paulo II o beatificou no ano de 1997. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas