Gaudium news > Santa Sé publica novo rito para instituição de catequistas

Santa Sé publica novo rito para instituição de catequistas

A iniciativa ocorre após o Papa Francisco ter instituído, no dia 10 de maio deste ano, o ministério do catequista através do motu proprio ‘Antiquum ministerium’.

Santa Se publica novo rito para instituicao de catequistas 1

Redação (13/11/2021 12:16, Gaudium Press) A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos publicou um novo Rito de Instituição de Catequistas na Igreja Católica. A iniciativa ocorre após o Papa Francisco ter instituído, no dia 10 de maio deste ano, o ministério do catequista através do motu proprio ‘Antiquum ministerium’.

No documento, publicado esta semana mas que valerá apenas a partir do dia 1º de janeiro, estão detalhados os requisitos para que uma pessoa seja aceita, e também é explicado o significado de ser instituído neste ministério.

Ritual de instituição do catequista pode ser feito durante a Missa

Ainda de acordo com o rito, a instituição do catequista pode ser feita durante uma Santa Missa ou em uma Liturgia da Palavra (as leituras do Antigo e Novo Testamento também são indicadas na Editio típica) e deve seguir uma ordem definida: exortação, convite à oração, texto de bênção e entrega do crucifixo.

Junto ao rito, que foi apresentado em latim, o prefeito da Congregação Vaticana, o Arcebispo Arthur Roche, publicou uma carta dirigida aos presidentes das Conferências Episcopais de todo o mundo, na qual ressalta que o rito estabelecido “oferece uma nova oportunidade de reflexão sobre a teologia dos ministérios para alcançar uma visão orgânica das distintas realidades ministeriais”.

prefeito da Congregacao Vaticana Arcebispo Arthur Roche

O importante chamado dos catequistas como transmissores da Fé

Ali se propõe que a natureza deste ministério seja um “serviço estável prestado à Igreja local”, um “ministério leigo que tem como fundamento a condição comum dos batizados”, portanto “essencialmente distinto” do ministério sacerdotal recebido no Sacramento da Ordem.

“Em virtude do Batismo”, os catequistas são chamados a ser “corresponsáveis ​​na Igreja local pelo anúncio e transmissão da Fé, desempenhando este papel em colaboração e sob a orientação dos ministros ordenados”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas