Gaudium news > “Não há santidade sem alegria!”, assegura o Papa Francisco

“Não há santidade sem alegria!”, assegura o Papa Francisco

O Pontífice explicou que “a santidade é sobretudo a alegre descoberta de ser filhos amados por Deus. Não é uma conquista humana, é um dom que recebemos”.

Nao ha santidade sem alegria assegura o Papa Francisco

Cidade do Vaticano (01/11/2021 12:48, Gaudium Press) Durante o Angelus desta segunda-feira, 1° de novembro, Solenidade de Todos os Santos, o Papa Francisco tratou sobre as Bem-aventuranças, ressaltando que elas nos mostram “o caminho que leva ao Reino de Deus e à felicidade”.

Nao ha santidade sem alegria assegura o Papa Francisco 3

Não há santidade sem alegria!

O Santo Padre explicou que as Bem-aventuranças são um anúncio de uma felicidade sem precedentes e que “a santidade, não é um programa de vida feito apenas de esforço e renúncia, mas é sobretudo a alegre descoberta de ser filhos amados por Deus. Não é uma conquista humana, é um dom que recebemos: somos santos porque Deus, que é o Santo, vem habitar em nossas vidas. Por isso, somos bem-aventurados!”.

Destacando que “sem alegria, a Fé torna-se um exercício rigoroso e opressivo, e corre o risco de adoecer de tristeza”, Francisco convidou os fiéis a se perguntarem “somos cristãos alegres? Espalhamos a alegria ou somos pessoas maçantes e tristes, com uma expressão fúnebre?”. E recordou que “não há santidade sem alegria!”.

As Bem-aventuranças são a profecia de uma nova maneira de viver

Em seguida, explicou que as Bem-aventuranças são dirigidas aos pobres, aos aflitos, aos famintos por justiça. “É uma mensagem contracorrente, porque enquanto o mundo diz que para ter felicidade é preciso ser rico, poderoso, sempre jovem e forte. Jesus derruba estes critérios e anuncia que a verdadeira plenitude de vida é alcançada seguindo-O, e praticando a Sua Palavra. E isto significa ser pobre por dentro, esvaziando-se para dar lugar a Deus”.

“As Bem-aventuranças, portanto, são a profecia de uma nova humanidade, de uma nova maneira de viver: fazer-se pequeno e confiar-se a Deus, em vez de emergir sobre os outros; ser mansos, em vez de tentar impor-se; praticar a misericórdia, em vez de pensar somente em si mesmo; comprometer-se com a justiça e a paz, em vez de alimentar, mesmo com a conivência, injustiças e desigualdades”, assegurou.

Nao ha santidade sem alegria assegura o Papa Francisco 2

Onde está a Santidade?

O Pontífice afirmou que “a santidade está em aceitar e colocar em prática, com a ajuda de Deus, esta profecia que revoluciona o mundo”. E nos convidou a nos questionarmos: “Sou testemunha da profecia de Jesus? Eu expresso o espírito profético que recebi no Batismo? Ou eu me conformo com o conforto da vida e com minha própria preguiça, pensando que tudo está bem se estiver bem comigo? Levo ao mundo a alegre novidade da profecia de Jesus ou as habituais queixas sobre o que está errado?”;

Por fim, o Papa Francisco concluiu o Angelus desejando que Nossa Senhora “nos dê algo de sua alma, aquela alma abençoada que alegremente engrandeceu o Senhor, que ‘derruba os poderosos de seus tronos e eleva os humildes’”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas