Gaudium news > Lockdown no Reino Unido: igrejas abertas na Inglaterra e fechadas na Escócia

Lockdown no Reino Unido: igrejas abertas na Inglaterra e fechadas na Escócia

Cardeal de Westminster se diz feliz porque lockdown não limitará a ação da Igreja: As paróquias católicas continuarão abertas na Inglaterra.

Cardeal de Westminster se diz feliz porque lockdown não limitará a ação da Igreja: As paróquias católicas continuarão abertas na Inglaterra.

Leicester – Reino Unido (05/01/2021, Gaudium Press) O Cardeal cardeal Vincent Nichols, o atual arcebispo de Westminster, sua felicidade pelo fato de as igrejas permanecerem abertas durante o lockdown que teve início em 4 de janeiro no Reino Unido.

Na Inglaterra o lockdown deve durar até meados de fevereiro

As medidas de prevenção contra a pandemia foram anunciadas pelo primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, na noite de ontem, depois que o país registrou as taxas mais altas de infecção pelo coronavírus desde o início da pandemia.

O primeiro-ministro disse que as medidas –afetando apenas a Inglaterra– devem durar até meados de fevereiro, quando se espera que o programa de vacinação do país tenha avançado a contento.

Faz parte do das medidas preventivas o fechamento das escolas e a permanência das pessoas em quarentena em suas casas, com a possibilidade de sair apenas por exceto por certos motivos indispensáveis: comprar comida, receber serviços médicos ou fazer exercícios diários ao ar livre.

Cardeal de Westminster se diz feliz porque lockdown não limitará a ação da Igreja: As paróquias católicas continuarão abertas na Inglaterra.

Na Inglaterra as Igrejas continuarão abertas; Cardeal pronuncia-se

Contrariamente ao que ocorreu durante o primeiro bloqueio na primavera de 2020, as igrejas na Inglaterra permanecerão abertas.

A este propósito, o Cardeal Arcebispo de Westminster externou sua opinião em um pronunciamento:
“A prática regular de nossa fé em Deus é uma fonte bem estabelecida de resiliência pessoal e serviço dedicado aos necessitados. Essa resiliência e serviço duradouro são vitais nessas circunstâncias difíceis ”, disse Dom Vincent Nichols em um comunicado.

O Cardeal ainda acrescentou que fica feliz pelo fato de que nenhuma medida tenha sido introduzida para obstruir ou limitar a ação da Igreja, pois, disse ele: “As paróquias católicas continuarão a servir as necessidades de sua comunidade local ”.

Na Escócia a situação é diferente: as Igrejas estarão fechadas

Na Escócia, a situação é diferente.

A primeiro ministro Nicola Sturgeon, também na segunda-feira, impôs um bloqueio que abrange toda a Escócia e inclui o fechamento de igrejas a partir de sexta-feira.

“É com grande pesar que consideramos necessário que os locais de culto fechem durante este período para todos os fins, exceto a transmissão de um serviço religioso ou a realização de um funeral ou casamento”, disse a primeiro-ministro.

A dirigente escocesa afirma estar ciente de como o culto comunitário e presencial é fundamental para os fiéis, mas, ela acredita que as restrições sejam necessárias e passageiras. As normas estabelecem que até 20 pessoas podem assistir aos serviços funerários e que, no máximo, 5 pessoas poderão assistir as cerimônias de casamento.

Embora a primeiro-ministro saiba que as restrições estabelecidas sejam devastadoras, ela não as ameniza, apenas garante: “não as manteremos em vigor por mais tempo do que o absolutamente necessário”, as medidas restritivas serão revistas no final de fevereiro. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas