Gaudium news > Imagem medieval de Nossa Senhora é encontrada por pescador na Espanha

Imagem medieval de Nossa Senhora é encontrada por pescador na Espanha

A descoberta corresponde a uma imagem medieval em pedra de estilo gótico, provavelmente feita no século XIV, segundo as primeiras análises.

Imagem medieval de Nossa Senhora é encontrada por pescador na Espanha 1

Redação (22/06/2020 12:00, Gaudium Press) Em um fato que recorda os relatos de algumas aparições marianas, um pescador encontrou uma imagem da Santíssima Virgem no leito do rio Sar, em Santiago de Compostela, Espanha. O homem notificou as autoridades, que retiraram a imagem para levá-la a um museu, uma vez que parecia ter sido elaborada no século XIV.

Imagem medieval de Nossa Senhora é encontrada por pescador na Espanha 2

Providencialmente encontrada

“Me chamou a atenção o fato de ser uma pedra quadrada, o que no rio é algo bastante raro”, comentou Fernando Brey Quintela, protagonista da descoberta. “Depois me fixei nas ondulações que tinha no manto e vi o formato da cabeça. O homem não conseguiu recuperar a imagem porque pesa cerca de 150 quilos. Em vez disso, voltou no dia seguinte para tirar fotos dela e relatá-la a uma especialista em patrimônio.

Imagem medieval de Nossa Senhora é encontrada por pescador na Espanha 3

Imagem mariana do século XIV

Ana Paula Castro, membro da Associação de Patrimônio Cultural Galego, foi a primeira especialista a identificar a imagem. Trata-se de uma imagem talhada em pedra da Santíssima Virgem Maria em estilo gótico, provavelmente do século XIV. Na figura destaca-se a presença de anjos que aparentemente seguram o manto de Nossa Senhora.

Imagem medieval de Nossa Senhora é encontrada por pescador na Espanha 5

Origem incerta

Ainda não está clara a origem da imagem, mas sua proximidade com a última parada no Caminho de Santiago sugere que tenha pertencido a uma igreja perdida onde os peregrinos se reuniam para rezar.

Imagem medieval de Nossa Senhora é encontrada por pescador na Espanha 6

Museu de Peregrinação de Santiago de Compostela

“Serão os técnicos que determinarão a provável origem e a data, embora nas imagens em pedra seja mais complicado”, explicou María del Carmen Martínez, diretora geral do Patrimônio Cultural. A imagem foi resgatada do rio no dia 15 de junho. Agora está no Museu de Peregrinação de Santiago de Compostela onde se trabalha na limpeza e análise da mesma. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas