Gaudium news > A epidemia de Covid-19 traz a Igreja de volta à sua principal responsabilidade: a Fé, diz Cardeal Sarah

A epidemia de Covid-19 traz a Igreja de volta à sua principal responsabilidade: a Fé, diz Cardeal Sarah

Com demasiada frequência, a Igreja quis provar que era “deste mundo”, dedicando-se a causas consensuais e não ao apostolado, deplora o cardeal Robert Sarah: numa época em que a crise sanitária sacode o Ocidente, ela deve assumir plena e sem medo sua missão espiritual, afirma o cardeal.

Com demasiada frequência, a Igreja quis provar que era "deste mundo", dedicando-se a causas consensuais e não ao apostolado, deplora o cardeal Robert Sarah: numa época em que a crise sanitária sacode o Ocidente, ela deve assumir plena e sem medo sua missão espiritual, afirma o cardeal.

Redação (20/05/2020 14:47, Gaudium Press) Com o título acima, o jornal francês Le Figaro traz, em sua edição desta quarta-feira, 20 de maio, considerações feitas pelo Cardeal Robert Sarah, que exerce na Cúria Romana a função de Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

Transcreveremos aqui a matéria publicada pelo diário francês com subtítulos de nossa redação.

A Igreja ainda tem lugar em uma epidemia ou tornou-se inútil para a sociedade?

A Igreja ainda tem lugar em uma epidemia no século XXI?
Ao contrário de séculos atrás, grande parte dos cuidados médicos é agora prestada pelo estado e por profissionais de saúde. A modernidade tem seus heróis secularizados em jalecos brancos e são admiráveis. Não é mais necessário que os batalhões de caridade cristãos cuidem dos doentes e enterrem os mortos.
A Igreja se tornou inútil para a sociedade?

Igreja e relacionamento distorcido com o mundo

O Covid-19 leva os cristãos de volta ao essencial. De fato, a Igreja há muito tempo mantém um relacionamento distorcido com o mundo.

Diante de uma sociedade que alegou não precisar deles, os cristãos, por meio da pedagogia, tentaram demonstrar que poderiam ser úteis para ela. A Igreja mostrou-se educadora, mãe dos pobres, “especialista em humanidade” nas palavras de Paulo VI. Ela estava certa em fazê-lo.

Mas, pouco a pouco, os cristãos acabaram esquecendo a razão dessa capacidade. Eles acabaram esquecendo que, se a Igreja pode ajudar o homem a ser mais humano, é porque recebeu de Deus as palavras da vida eterna.

A Igreja tem mensagens para esse mundo porque possui as chaves para o outro

A Igreja está envolvida em lutas por um mundo melhor. Apoiou corretamente a ecologia, a paz, o diálogo, a solidariedade e a distribuição equitativa da riqueza. Todas essas lutas são justas. Mas eles poderiam fazer esquecer a palavra de Jesus: “Meu reino não é deste mundo”.

A Igreja tem mensagens para este mundo, mas apenas porque tem as chaves para o outro mundo. Às vezes, os cristãos pensam na Igreja como ajuda dada por Deus à humanidade para melhorar sua vida aqui na terra.
E não faltavam argumentos, pois a fé na vida eterna lança luz sobre a maneira justa de viver neste século.

O Covid-19 expôs uma doença insidiosa que estava corroendo a Igreja: pensava em si mesma como “deste mundo”. Ela queria se sentir legítima aos olhos dele e de acordo com seus critérios. Mas um fato radicalmente novo surgiu.

Só a Fé tem resposta para resolver o enigma da morte

A modernidade triunfante entrou em colapso antes da morte. O vírus revelou que, apesar de suas garantias e segurança, o mundo permaneceu paralisado pelo medo da morte. O mundo pode resolver crises de saúde. Ele certamente chegará ao fim da crise econômica. Mas ele nunca resolverá o enigma da morte. Somente a fé tem a resposta.

Ilustremos esse ponto de maneira muito concreta. Na França, como na Itália, a questão dos lares de idosos, o famoso Ehpad, foi um ponto crucial. Por quê ? Porque a questão da morte surgiu diretamente. Os idosos residentes devem ficar confinados em seus quartos com o risco de morrer de desespero e solidão? Eles devem manter contato com suas famílias correndo o risco de morrer com o vírus? Não saberíamos como responder.

Fugir da morte física a qualquer custo, mesmo que isso significasse condenar à morte moral

O Estado, imerso em um laicidade que escolhe, em princípio, ignorar a esperança e devolver os cultos ao domínio privado, foi condenado ao silêncio.
Para ele, a única solução era fugir da morte física a qualquer custo, mesmo que isso significasse condenar à morte moral.

A resposta só poderia ser uma resposta de fé: acompanhar os idosos em direção a uma provável morte, com dignidade e, acima de tudo, com a esperança da vida eterna.

A epidemia atingiu as sociedades ocidentais no ponto mais vulnerável. Elas foram organizadas para negar a morte, escondê-la, ignorá-la. Ela entrou pela grande porta! Quem não viu esses necrotérios gigantes em Bergamo ou Madri? Estas são as imagens de uma sociedade que recentemente prometeu um homem crescido e imortal.

As promessas da tecnologia tornam possível esquecer o medo por um momento, mas acabam sendo ilusórias quando a morte aparece. Mesmo a filosofia dá apenas um pouco de dignidade a uma razão humana submersa pelo absurdo da morte. Mas ela é impotente para consolar corações e dar sentido ao que parece ser definitivamente privado dele.

A Igreja Católica se vê reconduzida a sua responsabilidade primeira

Face à morte, não há resposta humana que se mantenha. Somente a esperança de uma vida eterna pode superar o escândalo. Mas que homem ousará pregar a esperança? É preciso a palavra revelada de Deus para ousar crer em uma vida sem fim. É preciso de uma palavra de fé para ousar ter esperança por você e pelos seus.

A Igreja Católica se vê, portanto, reconduzida a sua responsabilidade primeira. O mundo espera dela uma palavra de fé que lhe permita superar o trauma deste confronto com a morte que ele acabou de viver.

Sem uma palavra clara de fé e esperança, o mundo pode afundar em uma culpa mórbida ou em raiva desamparada com o absurdo de sua condição.
Só isso pode dar sentido a essas mortes de entes queridos, que morreram na solidão e foram enterrados às pressas.

A Igreja deve mudar: deve parar de ter medo de chocar e de ser contra a corrente

Deve deixar de pensar em si mesma como uma instituição do mundo. Ele deve retornar à sua única razão de ser: fé.
A Igreja está lá para anunciar que Jesus venceu a morte por sua ressurreição. Este é o coração da sua mensagem. “Se Cristo não ressuscitou, nossa pregação é em vão, nossa fé é enganosa e somos os mais miseráveis ​​de todos os homens. (1 Coríntios 15: 14-19). Tudo o resto é apenas uma consequência.

Nossas sociedades emergirão enfraquecidas dessa crise.

Elas precisarão de psicólogos para superar o trauma de não conseguirem acompanhar os anciãos e os moribundos em sua tumba, mas precisarão ainda mais de padres que os ensinarão a orar e a ter esperança. A crise revela que nossas sociedades, sem conhecê-lo, sofrem profundamente com um mal espiritual: não sabem como dar sentido ao sofrimento, à finitude e à morte. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas