Gaudium news > Uma lenda medieval…

Uma lenda medieval…

Redação – (Quinta-feira, 17/09/2015, Gaudium Press) – Em um reino distante, um homem foi condenado à morte. Que crime havia cometido? Não se sabe. No momento da execução, quando a lâmina estava prestes a despencar, ouviu-se um grito, vindo do meio do povo: “Este homem não deve morrer!”. Um magistrado ali presente logo identificou o interpelador, e perguntou-lhe: “Com que autoridade interrompes a este ato?”. O homem respondeu que o réu era inocente. Criou-se, então, um pequeno alvoroço.medieval.jpg

Por uma eventualidade, o rei, a rainha e alguns nobres passavam pelas redondezas e, ao perceberem a confusão, resolveram aproximar-se. Depois de ouvir as explicações, a rainha voltou-se para o rei e suplicou-lhe: “Acredito na inocência deste condenado, porque ninguém defenderia com tanta ousadia uma mentira. Peço-vos que volteis atrás com a sentença”.

Procurando resolver a situação da forma mais rápida possível, um dos nobres lembrou-se de uma lei que permitia a libertação de um condenado, se alguém o remisse pagando mil e quinhentas libras. Em atenção à soberana, os presentes resolveram dar o que cada um tinha no momento, a fim de obter a soma exigida. Depois de reunirem tudo, viram que faltavam apenas quatro libras. Mas ninguém tinha mais nada…

À vista disso, o carrasco resolveu revistar o réu e, surpreso, encontrou em seu bolso o dinheiro necessário. Posto em liberdade, o ex-réu caiu aos pés dos monarcas, com profunda gratidão e reverência.

Quem é este homem que, na iminência de sua execução, foi salvo pela bondade do rei, pela intercessão da rainha e a ajuda dos outros?

Qualquer um de nós. Na hora de nossa morte, em nosso julgamento, o que nos salvará será a misericórdia de Deus, a intercessão da Santíssima Virgem e os méritos dos santos. Mas tudo isto de nada nos valerá se não levarmos conosco pelo menos “quatro libras” de boas obras!

Por Ir. Mariella Emily Abreu Antunes, EP
(Do Instituto Filosófico-Teológico Santa Escolástica – IFTE)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas