Gaudium news > O Papa no Angelus: o carpe diem cristão significa aproveitar o hoje, no qual Deus nos chama para doar a salvação

O Papa no Angelus: o carpe diem cristão significa aproveitar o hoje, no qual Deus nos chama para doar a salvação

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 28-01-2013, Gaudium Press) Ao tratar do significado do “hoje” para os cristãos contemporâneos, o Santo Padre ontem, durante o Angelus, fez um apelo aos fieis para que se viva o domingo não somente como “dia de repouso e da família”, mas “primeiramente como dia a ser dedicado ao Senhor, participando da Eucaristia”.

angelus2.jpg

Bento XVI convidou ainda para a reflexão sobre a própria capacidade de escutar. “Antes de poder falar de Deus e com Deus – notou o Papa – é preciso ouvi-lo, e a liturgia da Igreja é a “escola” onde se aprende a ouvir aquilo que o Senhor nos diz”.

“Enfim, – prosseguiu o Santo Padre – que cada momento possa se tornar um “hoje”, propício para a nossa conversão”, um dia de salvação. Assim, o carpe diem cristão se demonstra com o significado: “colha o hoje em que Deus te chama para doar a salvação”

Além disso, “no evangelho deste domingo ecoa o chamado de Jesus à conversão e a acreditar na proximidade do reino de Deus. Também neste Ano da Fé, estamos celebrando um profundo convite à conversão ao Senhor, o único Salvador do mundo”, acrescentou o Papa na saudação em língua espanhola.

Bento XVI expressou também sua proximidade aos leprosos e a todos aqueles que prestam serviços junto a eles, em ocasião da 60º Jornada Mundial dos doentes de Lepra. “Expresso a minha proximidade às pessoas – disse o Papa – que sofrem deste mal e declaro meu apoio e incentivo aos pesquisadores, aos trabalhadores da saúde e aos voluntários, em particular aqueles que fazem parte de organizações católicas e da Associação Amigos de Raoul Follereau, peço a todos o apoio espiritual de São Damiano de Veuster e de Santa Marianna Cope, que deram a vida pelos doentes de lepra.”

Carpe Diem

“Carpe Diem” é uma expressão latina tirada de um poema de Horácio. Pode ser livremente traduzida como colha o dia ou aproveite o momento. Pode ser traduzida como o pedido de evitar gastar tempo em coisas inúteis. “Carpe Diem” pode ser encontrado em “Odes” (I,, 11.8), do poeta romano Horácio (65 – 8 AC). (AA/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas