Gaudium news > Bento XVI nomeia Visitador Apostólico para fiéis ucranianos na América do Sul

Bento XVI nomeia Visitador Apostólico para fiéis ucranianos na América do Sul

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 14-01-2013, Gaudium Press) No último sábado, 12, o Santo Padre Bento XVI nomeou o brasileiro Dom Daniel Kozelinski Netto, Visitador Apostólico para os fiéis ucranianos de rito bizantino residentes no Uruguai, Paraguai, Chile e Venezuela.

O prelado era Bispo titular de Eminenziana e administrador apostólico da “sede vacante” da Eparquia de Santa Maria do Patrocínio em Buenos Aires dos Ucranianos (Argentina).daniel_kozelinski_netto_curitiba_ucranianos.jpg

Nascido em Colônia Paraiso (Paraná) em 18 de fevereiro de 1952, Dom Daniel Kozelinski Netto, estudou Filosofia e Teologia em Curitiba. Formou-se em Pastoral Juvenil e Catequética na Pontifícia Universidade Salesiana, em Roma. Foi ordenado presbítero em 10 de fevereiro de 1980. Exerceu inúmeros cargos, como pároco e reitor.

No dia 20 de junho de 2007 foi nomeado por Bento XVI Bispo titular de Eminenziana e Auxiliar da Eparquia de São João Batista em Curitiba dos Ucranianos. E em 22 de junho de 2011 foi nomeado Administrador Apostólico “sede vacante” da Eparquia de Santa Maria do Patrocínio em Buenos Aires dos Ucranianos (Argentina).

Devido às emigrações no período de 1880 a 1945, principalmente para Austrália, Brasil e Estados Unidos, os fiéis ucranianos de rito bizantino estão presentes em várias partes do mundo. Estima-se que atualmente sejam cerca de seis milhões, sendo que a maioria está na Ucrânia.

No Brasil, a Eparquia de São João Batista em Curitiba dos Ucranianos pertence à Província Eclesiástica de Curitiba e ao Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, sendo sufragânea da Arquidiocese de Curitiba. (EPC)

Com informações da Rádio Vaticano.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas