Gaudium news > Jornada Mundial do Enfermo, em Altötting, sob o signo de orações e estudos

Jornada Mundial do Enfermo, em Altötting, sob o signo de orações e estudos

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 30-01-2013, Gaudium Press) Após o encontro em Roma em 2010, a 21º edição da Jornada Mundial do Enfermo ocorrerá no Santuário Mariano de Altötting, na Alemanha, um dos principais santuários marianos da Europa. O tema do evento foi inspirado nas palavras do Bom Samaritano no Evangelho de São Lucas: “Vai e faz tu também o mesmo”. Além das orações, foi preparado um congresso de estudos sobre os aspectos espirituais, teológicos e médicos do sofrimento. O programa do evento foi apresentado ontem no Vaticano durante uma coletiva de imprensa.

zygmunt_zimowski.jpg
Zygmunt Zimowski

La XXI Jornada do Enfermo será “um momento particular de reflexão, de renovada atenção e empenho por parte de todos em relação aos problemas inerentes aos cuidados da vida, da saúde e do sofrimento”, destacou dom Zygmunt Zimowski, presidente do Pontifício Conselho dos Trabalhadores da Saúde. O programa está dividido em três momentos principais: litúrgico, pastoral e de estudos.

Durante a Missa principal que concluirá a celebração da Jornada Mundial do Enfermo, em 11 de fevereiro, será administrado o sacramento aos enfermos. Além disso, o presidente do dicastério realizará uma visita aos doentes diretamente no hospital e às famílias em locais de tratamento e sofrimento.

O Congresso promovido pela Universidade Católica de Eichstätt-Ingolstadt, na Alemanha, que se realizará juntamente com a Jornada, será dividido em dois momentos: o primeiro, com um seminário dedicado aos argumentos de caráter teológico-bioético, no qual estão envolvidos os Institutos de Teologia Pastoral, direcionados aos profissionais da área da saúde de todos os níveis; e o segundo, com um envolvimento específico dos Bispos responsáveis e dos Delegados executivos da Pastoral da Saúde do Continente que hospeda o evento, explicou dom Jean-Marie Mupendawatu, secretário do Pontifício Conselho para os Profissionais da Saúde.

Devido à Jornada, foi divulgado nos idiomas alemão, espanhol, francês, inglês, polonês e português, um subsídio pastoral dividido em três momentos fundamentais: Advento-Natal, Jornada Mundial do Enfermo na Memória Litúrgica da beata Virgem de Lourdes, Quaresma-Páscoa, incluindo uma Via Crucis, para oferecer aos enfermos, aos profissionais da saúde, aos agentes pastorais, às famílias, às paróquias e aos voluntários ideias para a reflexão teológica, aprofundamentos pastorais e formulários para orações, que possam fazer ecoar durante todo o ano o tema apropriadamente escolhido pelo Santo Padre, ressaltou o padre Augusto Chendi, M.I., subsecretário do Pontifício Conselho para os Profissionais da Saúde. O subsídio será oferecido a todos os médicos participantes do Congresso.

A Jornada Mundial do Enfermo foi instituída pelo beato João Paulo II, em 1992. As vinte edições foram realizadas por duas vezes em Londres, duas vezes na Cidade do Vaticano (em 2000 no Jubileu do Pontifício Conselho), por três vezes na Ásia, duas vezes na Oceania e por três vezes na Europa. Em 1996, a Jornada foi realizada no México. (AA/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas