Gaudium news > No Angelus, Papa recomenda redescobrir a beleza do Batismo

No Angelus, Papa recomenda redescobrir a beleza do Batismo

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 14-01-2013, Gaudium Press) – Apesar do mau tempo fiéis e peregrinos não deixaram de ir até a Praça S. Pedro para rezar a oração do Angelus com o Papa Bento XVI.

No domingo era a Festa do Batismo do Senhor e o Santo Padre recordou, na alocução que precedeu a oração mariana, que neste domingo encerra-se o período litúrgico do Natal.angelus.JPG

Jesus vai ao rio Jordão para ser batizado por João. Como explicar este gesto que marca o início da vida pública de Cristo, se no Salvador jamais ouve a menor sombra do pecado? O que levou Nosso Senhor a praticar esse gesto de penitência e conversão?

O Sumo Pontífice respondeu ele mesmo a pergunta explicando que, nesse ato, tudo se resume em uma só palavra: amor. Amor que é o mesmo nome de Deus. Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo para que nós recebêssemos a vida por meio Dele. Um ato de Amor.

No Evangelho, São Lucas narra que, recebido o Batismo, enquanto Jesus rezava, o Espírito Santo desceu sobre ele: Era a resposta de Deus à oração de Cristo.

Jesus é o homem novo que quer viver como filho de Deus, ou seja, no amor. O homem que, diante do mal do mundo, escolhe o caminho da humildade e da responsabilidade, não escolhe salvar a si mesmo, mas oferece a própria vida pela verdade e pela justiça.

“Ser cristãos significa viver assim”, disse o Papa. “Mas este gênero de vida comporta um renascimento: renascer do alto, de Deus, da Graça. Este renascimento é o Batismo, que Cristo doou à Igreja para regenerar os homens à vida nova.”

Memória do próprio Batismo

O Papa recordou a celebração que havia sido realizada minutos antes na Capela Sistina quando o Santo Padre batizou batizou um grupo de crianças. “Neste momento, gostaria de estender a minha oração e a minha bênção a todos os recém-nascidos; mas, principalmente, gostaria de convidar todos a fazerem memória do próprio Batismo, daquele renascimento espiritual que nos abriu o caminho da vida eterna. Possa cada cristão, neste Ano da Fé, redescobrir a beleza de ter renascido do alto, do amor de Deus, e viver como seu filho.” (JS)

Com informações Radio Vaticano

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas