Gaudium news > Vaticano promove a abertura do Ano Judiciário no Estado

Vaticano promove a abertura do Ano Judiciário no Estado

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 14-01-2013, Gaudium Press) Na manhã do último sábado, 12, foi realizada na Sala das audiências do palácio dos tribunais, no Vaticano, a abertura do ano judiciário 2013, o 84º desde a constituição do Estado.

judiciario_vatiano.jpg

Logo após a cerimônia houve uma celebração eucarística presidida pelo Cardeal secretário de Estado, Tarcísio Bertone, na capela de Maria Mãe da família, no palácio do Governatorado.

O ano de 2012 foi particularmente exigente para os departamentos judiciários do Estado da Cidade do Vaticano, revelou o relatório pronunciado pelo promotor adjunto de justiça Pierfrancesco Grossi, a observação surge da constatação de que hoje a atividade dos organismos judiciários do Vaticano se implementou notavelmente em relação aos decênios passados, durante os quais a atividade permanecia totalmente marginal relativamente ao conjunto da vida da Cidade do Vaticano.

Dentre os vários factores que incidem sobre este novo ritmo da atividade judiciária, dois em particular são determinantes. O primeiro, é o proceder daquele caminho de transformação do Estado da Cidade do Vaticano de “Estado aparato” para “Estado de direito”. O segundo motivo relativo ao implementar-se constante da atividade dos organismos judiciários do Estado é uma consequência das inovações introduzidas no ordenamento jurídico vaticano em virtude da nova organização administrativo-financeira do Estado. (EPC)

Com informações do L’Osservatore Romano.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas