Gaudium news > Luz da Fé: primeira encíclica, “Lumen Fidei”, é lançada por Papa Francisco

Luz da Fé: primeira encíclica, “Lumen Fidei”, é lançada por Papa Francisco

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 05-07-2013, Gaudium Press) Lumen Fidei, ou a “luz da fé” é o título de primeira encíclica lançada pelo Papa Francisco. O documento, que reflete sobre o “Ano da Fé”, foi iniciado por Bento XVI, quando ainda era Papa. Depois de sua renúncia, o documento foi passado para o Papa Francisco, que concluiu, assinando a encíclica, no último dia 29 de junho.

papa_francisco.jpg

A encíclica é dividida em 60 itens e tem uma introdução, quatro capítulos e uma conclusão. Encíclicas são cartas abertas, escritas pelo Santo Padre, dirigidas ao mundo. João Paulo II, publicou 14 delas. Bento XVI publicou três.

Abaixo, o parágrafo que inicia a Encíclica “Lumen Fidei”:

1.A luz da Fé: assim é como a tradição da Igreja fala do grande presente trazido por Jesus. No Evangelho de João, Cristo diz de si mesmo: “Eu vim como luz para o mundo, para que todos aqueles que crêem em mim não permaneçam nas trevas” (Jo 12:46).

São Paulo usa a mesma imagem: “Deus disse: brilhe a luz das trevas, brilhou em nossos corações” (2 Cor 4:6). O mundo pagão, que ansiava por luz, já tinha visto o crescimento do culto ao deus sol, Sol Invictus, invocado a cada dia ao amanhecer. No entanto, embora o sol tenha nascido de novo todas as manhãs, era claramente incapaz de lançar sua luz sobre toda a existência humana. O sol não ilumina toda a realidade, seus raios não conseguem penetrar na sombra da morte, no lugar onde os olhos dos homens são fechados à sua luz. “Ninguém – São Justino Mártir escreve – está sempre pronto para morrer por sua fé no sol”. “Consciente do imenso horizonte que sua Fé abriu diante deles, os cristãos invocaram Jesus como o verdadeiro sol, cujos raios dão vida”. (RMDC)

Com informações de Rome Reports

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas