Gaudium news > Chega ao fim hoje, na Bolívia, o 4º Congresso Educativo da Igreja católica

Chega ao fim hoje, na Bolívia, o 4º Congresso Educativo da Igreja católica

Cochabamba (Sexta-feira, 01-04-2011, Gaudium Press) Chega ao fim hoje em Cochabamba, na Bolívia, o 4º Congresso Educativo da Igreja Católica. O evento, que acontece desde a última segunda-feira, 28, no estádio coliseu Dom Bosco, é inspirado na mensagem que o Papa Bento XVI enviou aos bispos da Bolívia em 2008 na qual destacou que “uma educação geral de qualidade compreende a dimensão espiritual e religiosa da pessoa”. Participaram do evento todos os setores bolivianos que impulsionam a educação católica no país.

congresso bolivia.jpeg
Participaram do Congresso todos os setores bolivianos que impulsionam a educação católica no país

Entre os eixos temáticos que foram trabalhados durante o Congresso, destaca-se o tema relacionado as “novas fronteiras da educação”, que faz referência, entre outras coisas, à maneira como se deve acompanhar, tratar educar os jovens cujos país residem fora do país. Sobre este assunto, falou ao Sistema Maná – órgão de imprensa da Igreja Católica da Bolívia, a representante da Conferência Boliviana de Religiosos, irmã Soraida Portillo. Para a freira, em frente à desafios como estes “devemos estas preparados para responder com criatividade e compromisso sincero”.

Discurso de abertura
Na homilia de Eucaristia em ação e graças celebrada no início do evento acadêmico, o arcebispo de Santa Cruz, Bolívia, cardeal Julio Terrazas, teceu alguns cometários a respeito do encontro. Segundo o purpurado, o 4º Congresso Educativo da Igreja Católica estava sendo realizado justamente durante o tempo da Quaresma porque a inciativa deveria ser também um passo em direção a Páscoa. “O passo pascoal que hoje necessita mais do que nunca nossa juventude, nossa Igreja e nosso povo”, disse.

Na ocasião, o arcebispo afirmou também que o passo pascoal deve ser feito ao estilo de Deus; um estilo “que sempre será realizado através da simplicidade para que nos seja mostrada as maravilhas de Deus”; simplicidade que no contexto do Congresso se aplicaria à Educação. A respeito do evento, afirmou ainda que ele deveria ter em conta o ensino, sem esquecer que o grande de Deus passa pelo humilde.

Dom Terrazas falou ainda sobre o tema da verdade, destacando que ela, junto com o amor, distingue a ação de um homem e de uma mulher de fé, e que, portanto, o Congresso, não poderia relegar ao esquecimento esse fundamento. “É a partir de nossa fé que queremos realmente retomar, na situação, atual, todas as exigências do Evangelho para dizê-las com liberdade, criatividade e espírito aberto”, destacou.

Texto original: Sonia Trujillo

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas