Gaudium news > Na missa de Corpus Christi no Chipre, Papa pede paz e entrega “Instrumentum Laboris”

Na missa de Corpus Christi no Chipre, Papa pede paz e entrega “Instrumentum Laboris”

Papa-na-missa-em-Eleftheria.jpg
Papa afirmou que o Oriente Médio tem um lugar especial no coração de todos os cristãos

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 07-07-2010, Gaudium Press) Os cristãos são chamados a superar as suas diferenças, a levar paz e reconciliação a lugares de conflito, a oferecer ao mundo uma mensagem de esperança, a estender a atenção aos necessitados e a serem críveis testemunhas. Essas foram algumas “recomendações” contidas na homilia de Bento XVI da missa de Corpus Christi, que o Papa presidiu neste domingo no Palácio de Eleftheria, em Nicosia, no Chipre.

Na homilia, o Papa abordou o mistério da transubstanciação e afirmou que Corpus Christi apresenta três dimensões distintas, mas complementares: o corpo físico de Jesus, nascido da Virgem Maria; o seu corpo eucarístico, “pão do céu que nos nutre neste grande sacramento”; e o seu corpo eclesial, a Igreja, observa Bento XVI.

Ainda na cerimônia, o Santo Padre renovou seu apelo aos cristãos para que saiam da “própria individualidade” e se abram à comunidade e ao “nós”. “Temos necessidade de nos livrar de tudo aquilo que nos bloqueia e nos isola: temor e desconfiança de uns contra os outros, avareza e egoísmo (…)”, desejou o pontífice.

O Papa pediu também pela paz na região. “O Oriente Médio tem um lugar especial no coração de todos os cristãos”, sentenciou. Referindo-se aos conflitos regionais, especialmente na Terra Santa, Bento XVI fez um “apelo pessoal”, pedindo por “um esforço internacional urgente e concertado a fim de resolver as tensões” e por um “não maior derramamento de sangue”.

O último dia da viagem apostólica do Papa ao país mediterrâneo foi dedicado ao Sínodo dos Bispos sobre o Oriente Médio, que acontecerá no Vaticano no mês de outubro. Ao término da celebração, foi entregue pelo Papa aos membros do Conselho Especial o “Instrumentum Laboris”, último documento preparativo para os trabalhos da Assembleia Especial sobre o Oriente Médio do Sínodo dos Bispos. O evento acontece no Vaticano entre os próximos dias 10 e 24 de outubro.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas