Encontro Bote Fé na Arquidiocese do Rio Grande do Sul reuniu 4.000 jovens
Foram 12 horas de programação, com música, momentos de oração, confissões e integração.

Foto: Diocese de Caxias do Sul
Redação (19/11/2025 15:17, Gaudium Press) Um dia marcado pela alegria, pelo reencontro fraterno e pelo fortalecimento do protagonismo juvenil na Igreja Católica: assim pode ser descrito o encontro “Bote Fé”, realizado no sábado, 15 de novembro de 2025, no Ginásio do Sesi, em Caxias do Sul (RS).
O evento reuniu aproximadamente quatro mil jovens provenientes das 18 arquidioceses e dioceses do Rio Grande do Sul, em uma programação ininterrupta das 10h às 22h, que incluiu música, oração, Sacramento da reconciliação e momentos de convivência.
A abertura, às 10h, foi marcada por animação e oração, com a entronização do ícone de Nossa Senhora, símbolo das atividades juvenis da Diocese de Caxias do Sul. Em seguida, foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo bispo auxiliar de Porto Alegre e referencial para a juventude no Regional Sul 3 da CNBB, Dom Darley José Kummer. Concelebraram Dom José Gislon, bispo diocesano de Caxias do Sul; Dom Alessandro Ruffinoni, bispo emérito; Dom Carlos Rômulo Gonçalves e Silva, bispo de Montenegro; e Dom Jorge Pierozan, bispo de Rio Grande, além de numerosos presbíteros do estado.
Na homilia, Dom Darley exortou os jovens a assumirem plenamente seu lugar na Igreja e na sociedade: “Vocês são o agora de Deus, o agora da Igreja e o agora da sociedade. Ocupem os lugares de vocês. Se vocês não ocuparem o vosso lugar, ninguém vai fazer. A Igreja está do lado de vocês, mesmo com os cabelinhos brancos e não entendendo tudo, mas caminha com vocês. Tenham coragem de anunciar Cristo, de ser sementes de esperança”.
Durante a tarde, os participantes puderam escolher entre diversas oficinas catequéticas que abordaram temas como discernimento vocacional, escolha de estado de vida, o uso da inteligência artificial à luz da fé e a santidade vivida por jovens que deram testemunho de sua fé. Paralelamente, uma animada gincana e a Feira Vocacional — com estandes de congregações religiosas e novas comunidades — enriqueceram o programa.
Sob o lema “Bote Fé na Juventude, nas Vocações e na Esperança”, o encontro celebrou o itinerário evangelizador “Vim Matear Contigo” e integrou-se ao Jubileu dos Peregrinos da Esperança. A organização foi responsabilidade do Serviço de Evangelização da Juventude do Regional Sul 3 da CNBB e da Diocese de Caxias do Sul, com apoio do Serviço de Animação Vocacional regional. Mais de 120 voluntários trabalharam intensamente ao longo de meses para viabilizar a estrutura, a captação de recursos e a programação.
O palco também foi ocupado por duas bandas vencedoras do concurso “Minha Banda no Bote Fé”: que trouxe os grupos “72 Peregrinos” da Diocese de Cruz Alta e “Essência de Cristo”, da Diocese de Vacaria.
A jovem Taís Susin, do Encontro de Jovens Amigos com Cristo (EJA) da cidade de São Marcos, expressou o sentimento de muitos: “É muito emocionante a gente chegar e ver que tem tantos jovens, diversos grupos, todos reunidos por um único objetivo, de estar perto de Deus. É lindo ver que a Igreja é viva, a Igreja é jovem e é nossa”.
O ponto alto da noite foi a solene adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzida por Dom José Gislon, que intercedeu especialmente pelos jovens que enfrentam dificuldades. O encerramento ficou a cargo do show nacional da banda Missionário Shalom, vinda de Fortaleza (CE).
Iniciado em 2012, o Bote Fé alcançou sua quarta edição em 2025, após adiamentos causados pela pandemia de Covid-19 (previsto originalmente para 2021) e pelas enchentes que atingiram o estado em 2024. O último grande encontro juvenil gaúcho havia ocorrido em 2018, em Parobé (Diocese de Novo Hamburgo). A realização deste ano simbolizou, portanto, uma vigorosa retomada da pastoral juvenil em todo o Rio Grande do Sul.
Com informações Diocese de Caxias do Sul





Deixe seu comentário