Gaudium news > Novo recorde de peregrinos em Santiago de Compostela

Novo recorde de peregrinos em Santiago de Compostela

Em 2023, cerca de 450.000 pessoas realizaram uma peregrinação a pé até Santiago de Compostela. Até o momento, em 2024, essa marca já foi superada. O Caminho de Santiago estabeleceu um novo recorde histórico.

Fotos: Wikipedia

Fotos: Wikipedia

Redação (28/10/2024 12:31, Gaudium Press) O Caminho de Santiago superou novamente seu número recorde de peregrinos e já totaliza 447.707, um aumento de 12% em comparação ao ano anterior neste mesmo período. Assim, a meta de meio milhão poderá ser alcançada até o final de 2024.

No último trimestre do ano passado, quando foi alcançado o número de 446.078 peregrinos, 67.108 pessoas retiraram suas credenciais. Portanto, nos 83 dias que restam até 31 de dezembro, as autoridades estão confiantes em atingir meio milhão. A cada ano, as diversas rotas do Caminho de Santiago apresentam crescimento no número de peregrinos, sendo o Caminho Francês o percurso mais transitado.

Ao ser questionado sobre este novo recorde, o Arcebispo de Santiago, Dom Francisco José Prieto, não descartou a possibilidade de fechar o ano de 2024 com meio milhão de compostelas carimbadas na Oficina do Peregrino. “Neste momento”, disse o arcebispo, “Santiago de Compostela, como destino dos peregrinos, foi, e continua sendo historicamente, o caminho dos caminhos da Europa. Neste momento é o caminho por excelência, onde todos chegam, procuram, se aproximam, caminham.”

640px Mojon 1438471791O Caminho de Santiago não conhece limites: “É conhecido internacionalmente e é inegável que se trata de uma das principais rotas de peregrinação dos cristãos, mas eu diria que é uma peregrinação de caráter universal. Santiago é um destino indiscutível e os números refletem essa inquietude, essa busca”, acrescentou.

O arcebispo ressalta que o elevado número de pessoas que chegam ao túmulo do Apóstolo Santiago torna necessário uma boa acolhida, tanto em Santiago quanto ao longo de todo o percurso: “Um aspecto enfatizado na primeira guia do Caminho, o Codex Calixtinus, é a hospitalidade ao peregrino. Do ponto de vista cristão, sabemos o que isso significa: acolher o próprio Cristo, que necessita ser hospedado, acolhido e ter um teto sob o qual possa estar”.

Em 2004, o número de peregrinações a pé até Santiago era de 180.000; em dez anos, em  2014, esse número subiu para 238.000. Em 2017, esta rota de peregrinação ultrapassou pela primeira vez a marca de 300.000 peregrinos, e desde então esse número tem crescido ano após ano, exceto em 2020 e 2021, devido à pandemia.

Dessa forma, se o referido meio milhão for alcançado, isso representará um aumento de 66% em apenas 7 anos, mesmo considerando dois anos de pandemia e restrições.

Quase metade dos que recebem la compostela – o documento que certifica a realização de pelo menos 100 quilômetros a pé ou a cavalo, ou 200 quilômetros de bicicleta – são espanhóis (45%). Andaluzes, madrilenos, valencianos e catalães representam dois em cada três peregrinos provenientes da Espanha. Por outro lado, peregrinos de outros países constituem 55% das pessoas que chegam à capital galega, entre outros motivos, para visitar o local onde estão guardados os restos mortais do apóstolo.

Os Estados Unidos lideram a lista de peregrinos estrangeiros. Até agora, em 2024, quase 33.000 americanos já chegaram a Santiago, posicionando-se como o segundo país – após a Espanha – com o maior número de peregrinos, superando os dados do ano anterior.

Itália, Alemanha e Portugal, nesta ordem, são os próximos países de origem com maior representação de peregrinos.

Com informações Cope

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas