Incêndio consome uma das igrejas mais antigas do Chile
As autoridades locais iniciaram uma investigação para encontrar evidências da origem do fogo, que felizmente não deixou vítimas.
Iquique – Chile (14/10/2024 13:55, Gaudium Press) A Paróquia de Santo Antônio de Pádua e o convento franciscano localizados na província costeira de Iquique, na região chilena de Tarapacà, foram consumidos por um trágico incêndio na última sexta-feira, 11 de outubro.
O templo, também conhecido como Igreja de São Francisco, era um dos edifícios católicos mais antigos do país. Feito em sua maior parte de madeira, o templo era datado do século XVII, tendo sido construído na época da conquista espanhola e da primeira chegada da ordem franciscana à região. No ano de 1994 ele se tornou Monumento Histórico Nacional.
Mensagem do Bispo de Iquique
Através de um vídeo publicado nas redes sociais da Diocese de Iquique, Dom Isauro Covili Linfati lamentou esta tragédia em termos patrimoniais, as chamas que consumiram este histórico e importante edifício. “Estamos sofrendo com o incêndio e tudo o que isso significa”, afirmou.
“Tudo ficou assim, não sobrou nada, mas também sabemos que a Igreja, o corpo de Jesus Cristo, o corpo vivo de Jesus, continuará no meio da dor, da tragédia e das lágrimas, a continuar celebrando, com alegria e Esperança, a Fé no anúncio de Jesus Cristo”, concluiu.
Incêndio acidental ou intencional?
O complexo religioso foi devorado pelas chamas, iniciadas no dia anterior sob a imagem de um Santo. Apesar do corpo de bombeiros ter conseguido conter o fogo, 24 horas depois o incêndio recomeçou. As causas ainda são desconhecidas.
No total, doze equipes dos bombeiros se deslocaram até o local para atender a ocorrência, porém, não conseguiram evitar que o fogo consumisse o templo religioso em sua totalidade. As autoridades locais iniciaram uma investigação para encontrar evidências da origem do fogo, que felizmente não deixou vítimas. (EPC)
Deixe seu comentário