Paróquia filipina celebra três séculos de existência
Como parte das comemorações, a Penitenciária Apostólica do Vaticano declarou um “Ano Santo Especial da Graça” entre 29 de setembro de 2024 e 29 de setembro de 2025.
Sarrat – Filipinas (10/10/2024 09:54, Gaudium Press) A Paróquia filipina de Santa Mônica, localizada em Sarrat, Ilocos Norte, está celebrando seus três séculos de existência. Milhares de fiéis assistiram a Santa Missa presidida por Dom Jacinto José de Urdaneta, que atuou como pároco de Santa Mônica por nove anos. Mais cedo no dia, centenas de paroquianos participaram de uma carreata ao redor do distrito central da cidade.
O maior papel de um pároco é unir o povo
Em sua homilia, o prelado refletiu sobre os anos que atuou como pároco desta centenária e histórica Paróquia, elogiando a profunda Fé de seu povo. “O maior papel de um pároco é unir o povo… por meio da unidade do povo, a identidade de Deus se manifesta”, afirmou. Ele também refletiu sobre a fundação da Paróquia de Santa Rosa, do outro lado do Rio Padsan, que iniciou sua fase preparatória durante seu mandato.
Ano Santo Especial da Graça
Como parte das comemorações, a Penitenciária Apostólica do Vaticano declarou um “Ano Santo Especial da Graça” entre 29 de setembro de 2024 e 29 de setembro de 2025. Ao longo desse período, os fiéis que visitarem a paróquia, realizarem os atos obrigatórios de Confissão Sacramental, receberem a Comunhão Eucarística e rezarem pelas intenções do Papa poderão receber uma Indulgência Plenária.
Paróquia com pastores ilustres
A Paróquia de Santa Mônica, fundada por frades agostinianos em 1724, tem uma rica história de pastores ilustres, dos quais se destacam: Frei Vicente Barreiro, que serviu como pároco em 1818; Dom Francisco Raval Cruces, que conduziu a Paróquia em 1967; e Dom Jacinto José de Urdaneta, que foi pároco de 1993 a 2002. (EPC)
Deixe seu comentário