República dos Camarões: sacerdote togolês assassinado
Padre Christophe Komla Badjougou, sacerdote togolês Fidei Donum, foi assassinado em Yaoundé, capital de Camarões, na noite de 7 de outubro.
Redação (10/10/2024 10:07, Gaudium Press) O sacerdote togolês Christophe Komla Badjougou foi morto a tiros em frente ao portão da residência dos Missionários do Imaculado Coração de Maria (CICM), em Mvolyé, distrito de Yaoundé, Camarões, na noite de 7 de outubro passado.
O clérigo, que foi a Yaoundé para obter seu visto para a Itália, onde participaria de uma reunião religiosa, foi alvo de dois assaltantes armados em uma motocicleta quando estava prestes a entrar na comunidade CICM. Os agressores tentaram roubar sua pasta momentos depois que ele saiu de um táxi. Durante a luta, eles atiraram nele, deixando-o gravemente ferido. Infelizmente, ele não sobreviveu aos ferimentos e seu corpo foi levado para o necrotério do Hospital Central de Yaoundé. Desde então, as autoridades abriram uma investigação para encontrar os responsáveis pelo ataque brutal.
Em um comunicado, o bispo da diocese de Yagoua, Dom Barthélemy Yaouda Hourgo, expressou sua indignação e demanda por justiça:
“Chocados e tristes com esta notícia, juntamo-nos à família biológica, aos amigos e aos colegas do falecido para implorar ao Altíssimo o seu descanso eterno. Ao mesmo tempo, convidamos o povo de Deus a evitar qualquer confusão, mas a manter-se vigilante e em oração”
“Também apelamos pela verdade e imploramos às autoridades competentes que conduzam uma investigação completa e transparente para elucidar as circunstâncias e os motivos de tal crueldade, a fim de levar os culpados à justiça”.
Este assassinato do sacerdote togolês se soma a uma longa lista de religiosos mortos em Camarões desde 1982. Cerca de quinze religiosos perderam a vida em condições suspeitas, e os autores desses crimes muitas vezes permanecem não identificados. Essa série de assassinatos inexplicáveis levanta preocupações sobre a proteção dos clérigos.
Padre Christophe era vigário da Paróquia dos Santos Pedro e Paulo de Zouzoui, na Diocese de Yagoua, no Extremo Norte dos Camarões. Ele estava de passagem por Yaoundé, de onde estava prestes para partir para a Itália para realizar um ano de formação. Padre Christophe fazia parte da associação dos Silenciosos Operários da Cruz inspirada no Beato Luigi Novarese, cuja casa mãe está localizada em Ariano Irpino, no Santuário de Valleluogo.
Originário do Togo, havia sido ordenado sacerdote em 2013 na Catedral de Nossa Senhora da Trindade, em Atakpamé. Tendo-se tornado membro efetivo da SODC em 2014 e inserido na comunidade de Mouda, exerceu o seu ministério como formador e como pároco da paróquia de Zouzoui.
Deixe seu comentário