Gaudium news > Primeiro e único Cardeal angolano morre aos 99 anos de idade

Primeiro e único Cardeal angolano morre aos 99 anos de idade

O Cardeal Alexandre do Nascimento era o membro mais idoso do Colégio dos Cardeais.

Primeiro e unico Cardeal angolano morre aos 99 anos de idade 1

Angola – Luanda (30/09/2024 11:50, Gaudium Press) A Igreja Católica presente em Angola comunicou no último sábado, 28, o falecimento de Dom Alexandre do Nascimento, o primeiro e único Cardeal angolano. O purpurado de 99 anos de idade, que estava internado em um hospital da capital da Angola, também era o membro mais idoso do Colégio dos Cardeais. A igreja angolana já estava se preparando para celebrar em 2025 seus 100 anos de vida e 50 anos de Episcopado.

Primeiro e unico Cardeal angolano morre aos 99 anos de idade 3

Breve biografia do Cardeal Alexandre do Nascimento

Nascido no dia 1º de março de 1925, em Malanje/Angola, Alexandre do Nascimento estudou no Seminário de Bângalas, depois no Seminário de Malange, e posteriormente no Seminário de Luanda. Em 1948, foi enviado para estudar na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, onde obteve o bacharelado em Filosofia e a licenciatura em Teologia.

Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 20 de dezembro de 1952. Logo depois, tornou-se professor de teologia dogmática no Seminário Maior Arquidiocesano do Sagrado Coração de Jesus em Luanda e redator-chefe do jornal católico “O Apostolado”, entre os anos de 1953 e 1956. No dia 10 de agosto de 1975, foi nomeado Bispo de Malanje, sendo ordenado em 31 de agosto de 1975.

No dia 5 de janeiro de 1983, foi anunciada a sua criação como Cardeal pelo Papa João Paulo II, no Consistório de 2 de Fevereiro. Foi transferido para a Arquidiocese de Luanda em 16 de fevereiro de 1986, renunciando ao governo pastoral da Arquidiocese em 23 de janeiro de 2001 como Cardeal Arcebispo Emérito de Luanda (Angola).

Primeiro e unico Cardeal angolano morre aos 99 anos de idade 2

Mensagens de condolências do Papa Francisco e do Presidente da República

Através de uma mensagem de condolências, o Presidente da República, João Lourenço, lamentou, com profunda consternação o falecimento do Cardeal Alexandre do Nascimento, ressaltando que Angola perde um dos seus filhos mais insignes, um homem bom que consagrou grande parte da sua vida a transmitir aos seus, valores e princípios para uma vida em dignidade, de perdão e de respeito ao próximo.

Ao receber a notícia da morte do Cardeal Alexandre do Nascimento, o Papa Francisco enviou um telegrama ao Arcebispo Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, dirigindo uma mensagem de solidariedade aos Bispos Auxiliares, ao clero, às comunidades religiosas, fiéis e familiares pela “partida de tão ilustre pastor”.

“Recordo os cuidados dispensados pelo querido Dom Alexandre ao seu rebanho, em tempos conturbados e difíceis, tendo sido para todos expressão do rosto misericordioso de Jesus, bom samaritano da humanidade. A Fé em Cristo e a esperança na vida eterna fizeram dele um homem corajoso e livre, capaz de orientar os seus passos em prol do bem comum, tendo inclusive colaborado com esta sede apostólica no seu zelo em favor dos mais pobres e necessitados, ao guiar os rumos da Cáritas Internacional”, concluiu. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas