Relíquia de São Francisco de Assis peregrina pela Terra Santa
“Depois de 800 anos, estamos trazendo São Francisco de volta à Terra Santa para tentar ser, como ele, capazes de atravessar fronteiras em um lugar ferido”, afirmou Frei Matteo Brena.
Jerusalém – Israel (01/10/2024 09:41, Gaudium Press) Na última segunda-feira, 30 de setembro, uma relíquia de São Francisco de Assis chegou na Terra Santa onde permanecerá até o dia 5 de outubro. A relíquia será levada por uma delegação que viajará entre Jerusalém e Belém conduzindo a relíquia pelas comunidades cristãs da região, visitando a população local e também alguns dos lugares simbólicos do empenho dos cristãos em pacificar a terra onde Jesus viveu.
São Francisco de volta à Terra Santa
“Depois de 800 anos, estamos trazendo São Francisco de volta à Terra Santa para tentar ser, como ele, capazes de atravessar fronteiras em um lugar ferido, assim como há oito séculos o Pobrezinho peregrinou nos lugares santos em um tempo igualmente difícil, porque marcado pelas cruzadas, com o desejo de construir pontes e não muros”, afirmou o Frei Matteo Brena, Comissário da Terra Santa dos Frades Menores da região italiana da Toscana e coordenador do Comitê para o 800º aniversário dos estigmas de São Francisco.
É possível habitar as feridas com esperança
Segundo o religioso, a comitiva parte com um grande desejo no coração: “ser aquele ‘pequeno remanescente’ que sabe como ser portador, neste novo momento dramático para o Oriente Médio, de um sinal de consolo e de uma palavra de esperança”. Recordando o lema do oitavo centenário dos estigmas de São Francisco (Das feridas, vida nova), Frei Matteo destaca que “levando a Jerusalém e Belém a relíquia de seu sangue, que jorra dos sinais da paixão em seu corpo, tentamos dizer a esses irmãos e irmãs que é possível habitar as feridas com esperança e desejo de futuro”.
Geminação entre a Basílica do Getsêmani e o Santuário de La Verna
No dia 2 de outubro ocorrerá um dos ápices dessa peregrinação, será sancionada a geminação entre a Basílica do Getsêmani, que está comemorando cem anos, sendo um lugar que preserva a memória das horas dramáticas da paixão de Cristo, e o Santuário de La Verna, na Toscana. Estarão presentes nesta cerimônia Frei Francesco Patton, Custódio da Terra Santa, e Frei Livio Crisci, Ministro Provincial dos Frades Menores da Toscana. (EPC)
Deixe seu comentário