Rosário flutuante é construído em cidade costeira do Líbano
A iniciativa contou com a participação de diversos católicos para que este ambicioso e piedoso empreendimento saísse do papel.
Líbano – Beirute (20/05/2024 12:48, Gaudium Press) Por ocasião da Festa litúrgica de Nossa Senhora do Mar, um gigantesco Santo Rosário foi montado por um católico na cidade costeira de Bouar, localizada no sudoeste do Líbano. Joe Abdel Sater contou com a ajuda de familiares e amigos para realizar este piedoso feito.
Dificuldades para tirar projeto do papel
Ao longo de meses contemplando o mar diariamente, Sater teve a inspiração de construir um Rosário na superfície da água. O Padre Ferez Tawk abençoou a iniciativa, que contou ainda com o apoio do prefeito. Apesar disso, Sater teve inúmeras dificuldades para tirar do papel este ambicioso empreendimento.
“Durante um mês fiquei na dúvida sobre quais materiais usar: madeira ou espuma? Como eu poderia proteger a forma do Rosário contra as mudanças das correntes? A providência divina tornou as coisas mais fáceis”, recordou.
Processo de produção do Santo Rosário flutuante
O Santo Rosário construído por Sater é composto por garrafas plásticas brancas, simbolizando as contas da Ave-Maria, e garrafas azuis maiores, indicando as contas do Pai Nosso. A cruz do Santo Rosário é feita de madeira. Luzes foram instaladas para que o rosário emitisse um brilho à noite.
“Desci e amarrei as contas com uma corda, fixando-as nas pedras abaixo. Portanto, apesar da mudança das marés, a forma do Rosário permaneceu intacta”, explicou em entrevista à ACI Mena, a agência de notícias árabe do Grupo ACI.
Reflexão sobre as contas do Santo Rosário
Durante a celebração da festa de Nossa Senhora do Mar, no dia 11 de maio, o Padre Tawk refletiu sobre o simbolismo do Santo Rosário. “Sozinhas, as contas do Rosário perdem o significado. Como católicos fiéis, somos essas contas e a nossa comunidade nos une através das ondas turbulentas da vida”, afirmou.
“Sem essa comunhão, até o fiel mais forte pode ser varrido. Mas caminhando juntos, tendo Jesus como nossa âncora, podemos enfrentar qualquer tempestade e encontrar a redenção. Desta forma, tornamo-nos como Maria, que permaneceu firme na sua Fé debaixo da Cruz, compreendendo que o sacrifício de Jesus é o início da salvação”, concluiu. (EPC)
Deixe seu comentário