Papa nomeia novo Bispo para Diocese de Beja (Portugal)
Padre Fernando Maio de Paiva assumirá o governo pastoral da Diocese portuguesa no lugar de Dom José João dos Santos Marcos, que renunciou por motivos de idade.
Beja – Portugal (21/03/2024 09:57, Gaudium Press) Na manhã desta quinta-feira, 21, o Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da Diocese de Beja (Portugal) apresentada por Dom José João dos Santos Marcos, que em agosto completará 75 anos, e nomeou o Padre Fernando Maio de Paiva como novo Bispo desta Diocese portuguesa.
Mensagem de boas vindas da Conferência Episcopal Portuguesa
A Conferência Episcopal Portuguesa recebeu com alegria esta nomeação, dando boas vindas ao novo Bispo e desejando-lhe um frutuoso ministério episcopal. “Desejamos que D. Fernando possa atender, em espírito de missão e com profundo desejo de renovação eclesial inspirado pelo caminho sinodal que a Igreja está a percorrer, aos desafios pastorais da região que agora lhe é confiada, levando a esta porção do Povo de Deus a verdadeira esperança ancorada em Jesus Cristo”, diz trecho da mensagem.
O Padre Fernando Maio de Paiva, por sua vez, enviou um comunicado à Diocese de Beja manifestando seu desejo e intenção de conhecer a todos. “Os primeiros tempos entre vós serão sobretudo tempos de escuta e de conhecimento das pessoas, das instituições, das situações”, afirmou o novo Bispo.
Breve biografia de Monsenhor Fernando Maio de Paiva
Nascido no dia 26 de novembro de 1962 em Oliveira (São Pedro do Sul), distrito de Viseu, Fernando Maio de Paiva estudou Engenharia Eletrônica, obteve o Bacharelado em Teologia e a Licenciatura em Filosofia na Universidade Católica de Lisboa. Ele também frequentou o curso de Gestão de Organizações Sociais na AESE Business School, em Lisboa. Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 10 de abril de 2005, tendo sido incardinado na Diocese de Setúbal.
Ao longo de seu ministério desempenhou os seguintes cargos: Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Anunciada (2005); Formador e Ecônomo do Seminário de São Paulo de Almada (2005-2017); Vigário Forâneo; Membro do Conselho Presbiteral, do Colégio de Consultores e da Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis; Delegado para a Formação do Clero; Presidente da Comissão Diocesana de Gestão do Fundo do Clero; até ao presente, Vigário Geral e Pároco de Nossa Senhora da Anunciada em Setúbal. (EPC)
Deixe seu comentário