Diocese no Panamá comunica desaparecimento de Cardeal
O Cardeal José Luis Cardenal Lacunza Maestrojuán, está desaparecido desde a tarde da última terça-feira, 30 de janeiro.
Panamá – David (01/02/2024 16:35, Gaudium Press) A Diocese de David, no Panamá, publicou um comunicado oficial afirmando que o Cardeal José Luis Lacunza Maestrojuán está desaparecido desde a última terça-feira, 30 de janeiro. A Igreja local não sugere e nem formula qualquer hipótese sobre esse misterioso caso.
Pedimos mantenernos unidos en oración por nuestro Obispo Mons. José Luis #CardenalLacunza pic.twitter.com/MIeJWxouuj
— Diócesis de David (@diocesisdedavid) February 1, 2024
Ministério Público investiga desaparecimento
“Informamos oficialmente ao povo santo de Deus que o nosso Bispo, Cardeal José Luis Cardenal Lacunza Maestrojuán, está desaparecido desde terça-feira à tarde, 30 de janeiro. Apresentamos a denúncia ao Ministério Público, que imediatamente começou a investigar o caso”, diz a nota publicada pela Diocese panamenha.
O comunicado exorta ainda aos fiéis para que “se unam em oração constante para que com o mesmo coração do Coração de Jesus possamos encontrar em breve o nosso Bispo Diocesano”.
A Conferência Episcopal Panamenha, da qual o Cardeal Lacunza foi presidente durante dois mandatos, também apelaram a “todo o povo de Deus para se unir em oração constante pedindo que seu paradeiro logo se torne conhecido”.
COMUNICADO DE LA CONFERENCIA EPISCOPAL PANAMEÑA (CEP)
Unidos en oración por el Cardenal Lacunza
Los obispos de la Conferencia Episcopal Panameña (CEP) al conocer oficialmente la desaparición de nuestro hermano el Cardenal José Luis Lacunza Maestrojuán. pic.twitter.com/8NSEqJNjhT
— CEP-Panamá (@IglesiaPA) February 1, 2024
Primeiro Cardeal do Panamá
Nascido em Pamplona (Espanha), o religioso agostiniano de 79 anos é Bispo de David, capital da província de Chiriquí, terceira maior área metropolitana do país, onde vivem quase meio milhão de pessoas. De 2000 a 2004 e depois de 2007 a 2013 foi presidente da Conferência Episcopal local.
Foi também secretário-geral da Secretaria Episcopal para a América Central e chefe da seção pastoral cultural do Conselho dos Bispos Latino-Americanos (CELAM), cuja comissão econômica preside desde 2015. Neste mesmo ano, o Papa Francisco o nomeou Cardeal, se tornando o primeiro Cardeal do Panamá e também o primeiro na história centenária da Ordem dos Agostinianos Recoletos. (EPC)
Deixe seu comentário