Igreja de São João Batista nas Filipinas se torna Basílica menor
A Diocese de Antiopolo anunciou a decisão do Papa três dias depois de celebrar a declaração do Santuário Internacional de Nossa Senhora da Boa Viagem na cidade de Antipolo.
Taytay – Filipinas (29/01/2024 16:20, Gaudium Press) A Diocese de Antipolo, localizada na cidade filipina de Taytay, ganhou sua primeira Basílica menor, uma honra que apenas 23 igrejas têm no país.
Igreja Paroquial de São João Batista
O título foi concedido pela Santa Sé à Igreja Paroquial de São João Batista, construída por missionários franciscanos perto da Baía de Laguna em 1579. No ano de 1591, por conta das frequentes inundações, o templo foi transferido para o local atual, sendo a primeira igreja de pedra fora de Manila.
Em 1630, a igreja foi reconstruída. Dois anos depois o telhado do templo foi destruído por um tufão. Os Agostinianos Recoletos assumiram a igreja em 1864. No ano de 1899, durante a guerra Filipino-Americana, o templo foi incendiado. Em 1970 a igreja passou por uma reforma para melhor acomodar a população local.
Um canal das graças transbordantes de Deus
A Diocese, de apenas 41 anos, anunciou a decisão do Papa Francisco nesta segunda-feira, 29, apenas três dias depois de celebrar a declaração do Santuário Internacional de Nossa Senhora da Boa Viagem na cidade de Antipolo.
“Verdadeiramente, esta elevação a Basílica Menor da Igreja Paroquial de São João Batista é graça sobre graça para nós da Diocese de Antipolo. Reconhecemos a nossa responsabilidade de que esta Basílica menor seja sempre um canal das graças transbordantes de Deus, um instrumento de trabalho de caridade para o nosso povo e um lar acolhedor à medida que avançamos na nossa sinodalidade”, afirmou Dom Ruperto Santos. (EPC)
Deixe seu comentário