Novos sacerdotes católicos são ordenados na Nicarágua
A cerimônia litúrgica contou com a participação de inúmeros fiéis que lotaram a Catedral de Manágua.
Manágua – Nicarágua (08/01/2024 12:51, Gaudium Press) No último sábado, dia 6 de janeiro, Solenidade da Epifania, o Cardeal Leopoldo José Brenes Solórzano presidiu a ordenação sacerdotal de nove sacerdotes para a Arquidiocese de Manágua. A cerimônia litúrgica contou com a participação de inúmeros fiéis que lotaram a Catedral de Manágua.
O sacerdócio é uma missão e um serviço
Durante sua homilia, o purpurado manifestou sua gratidão a Deus pelo maravilhoso dom dos novos sacerdotes, recordando que “o sacerdócio não é um poder, mas uma missão e um serviço”. Ele ressaltou ainda que “os sacerdotes são servos e testemunhas, chamados a viver a comunhão e a fraternidade”.
Essa cerimônia de ordenação sacerdotal ocorre em um momento complicado para a Igreja do país. Desde o dia 20 de dezembro ao menos 14 sacerdotes foram sequestrados no país. Assim como dois seminaristas e Dom Isidoro del Carmen Mora Ortega, Bispo de Siuna, preso após rezar pela libertação de Dom Rolando José Álvarez Lagos, Bispo de Matagalpa e Administrador Apostólico da Diocese de Estelí.
Preocupação do Papa Francisco
No dia 1º de janeiro, durante a recitação da Oração Mariana do Angelus, o Papa Francisco rezou mais uma vez pela Nicarágua. O Pontífice afirmou acompanhar com profunda preocupação o que está acontecendo no país “onde Bispos e sacerdotes foram privados da liberdade. Manifesto a eles, às suas famílias e a toda a Igreja do país a minha proximidade na oração”.
Na ocasião, o Santo Padre também exortou aos fiéis para que rezem insistentemente por este país nas intenções de que o governo e a Igreja local encontrem um caminho de diálogo para superar as dificuldades apresentadas atualmente. “Rezemos hoje pela Nicarágua”, pediu Francisco. (EPC)
Deixe seu comentário