Gaudium news > Santuário de Lourdes comemora 160 anos de procissão com velas

Santuário de Lourdes comemora 160 anos de procissão com velas

O Santuário Mariano de Nossa Senhora de Lourdes celebrou no último fim de semana o aniversário de uma de suas cerimônias mais icônicas: a procissão das velas

Nossa Senhora de Lourdes

Redação (10/07/2023 08:00, Gaudium Press) O Santuário Mariano de Nossa Senhora de Lourdes celebrou no último fim de semana o aniversário de uma de suas cerimônias mais icônicas: a procissão das velas.

Do dia 7 ao 9 de julho, o Santuário Mariano de Lourdes, nos Pirineus franceses, celebrou os 160 anos da procissão das velas. A celebração deste aniversário foi organizada pelo santuário e pelos frades capuchinos menores, alguns dos quais são capelães e “guardiães” da capela conforme o pedido de Santa Bernadette.

Além dos capuchinos, a Associação pela Memória do Padre Marie-Antoine, os Grupos de Oração do Padre Pio e toda a grande família capuchinha tornaram possível essa data.

Origem da “procissão das velas”

Por ocasião dos 150 anos da procissão das velas, um busto do padre Marie-Antoine de Lavaur, missionário capuchino e grande propulsor das procissões em Lourdes, foi inaugurado na Via-Crucis do Santuário.

A procissão das velas, conhecida mundialmente e criada graças ao padre Marie-Antoine em 1863, nasceu assim: em uma noite daquele ano, o frade sugeriu que os fiéis pegassem as velas que estavam aos pés de Nossa Senhora, dizendo: “É preciso que essas velas caminhem e cantem”

 As pessoas presentes assim o fizeram e se posicionaram em forma de semicírculo diante da imagem da Imaculada Conceição na Gruta. Ali eles cantaram Ave Maris Stella. No dia seguinte, as velas já eram uma centena, e o número aumentava com o passar dos dias. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas