Papa Francisco e Cúria Romana concluem Exercícios Espirituais de Quaresma
Assim como ocorreu em 2022, este ano o retiro foi realizado de forma individual pelo pontífice e pelos colaboradores residentes em Roma.
Cidade do Vaticano (03/03/2023 12:51, Gaudium Press) Encerraram-se, nesta sexta-feira, 3, os Exercícios Espirituais da Quaresma realizados pelo Papa Francisco e pela Cúria Romana. Iniciado no domingo, 26 de fevereiro, o retiro foi feito individualmente como forma de preparação para esse novo período litúrgico.
Compromissos pontifícios suspensos
O Santo Padre havia exortado aos colaboradores residentes em Roma (Cardeais, chefes de Dicastério e superiores) para que vivessem “de forma pessoal um período de Exercícios Espirituais, suspendendo as atividades e recolhendo-se em oração”.
Ao longo desse período, todos os compromissos pontifícios, incluindo a Audiência Geral de quarta-feira, 1º de março, foram suspensos. Assim como ocorreu no ano passado, neste ano de 2023 esta piedosa tradição não foi realizada na Casa Divino Maestro de Ariccia.
Exercícios Espirituais da Cúria Romana
Desde o início do pontificado de Francisco a Casa Divino Mestre, dirigida pelos Paulinos em Ariccia, foi escolhida como um local de retiro junto com a Cúria para os Exercícios Espirituais. Por conta das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, nos últimos anos não foi possível viver os Exercícios Espirituais em comunidade no Vaticano.
Durante o Angelus do dia 6 de março de 2022, o Pontífice exortou aos fiéis para que acompanhassem espiritualmente a ele e a Cúria Romana nestes dias em que eles levam em suas orações todas as necessidades da Igreja e da família humana. (EPC)
Deixe seu comentário