Patriarca latino de Jerusalém teme que guerra da Ucrânia tenha implicações no Oriente Médio
Mons. Pizzaballa, Pariarca latino de Jerusalém teme que a evolução da atual guerra da Ucrânia tenha implicações também em países do Oriente Médio
Redação (14/03/2022 08:00, Gaudium Press) Em entrevista à rede italiana de televisão TV2000, o Patriarca latino de Jerusalém, Mons. Pierbattista Pizzaballa mostrou sua preocupação com a evolução da guerra na Ucrânia.
As preocupações do Patriarca se devem particularmente pela implicação de voluntários do Iraque e da Síria querendo combater em Donbas a favor dos separatistas pró-Rússia.
Rússia pede voluntários
Na última sexta-feira, o presidente russo Vladimir Putin afirmou que voluntários seriam bem-vindos para combater contra a Ucrânia.
Putin disse ao ministro da defesa russa que é preciso facilitar a chegada dos voluntários na zona de guerra.
A Rússia afirma que cerca de 16 mil voluntários, a maioria provenientes no Oriente-Médio, manifestaram o desejo de se alistar no combate.
Tentativa de implicar o Oriente Médio
Mons. Pizzaballa afirmou que “Seria uma escalada indesejada e acima de tudo uma manipulação incompreensível e uma tentativa de envolver o Oriente Médio”.
Em sua entrevista, Mons. Pizzaballa falou também sobre as repercussões do conflito em Israel. Explicou que a situação de Israel não é fácil pelos fortes laços que o país tem com a Rússia e com a Ucrânia ao mesmo tempo:
“Aqui em Israel há muitos russos, mas também há uma conexão com a Ucrânia porque também há muitos ucranianos. É compreensível que Bennet (Primeiro ministro de Israel) queira se apresentar como mediador entre as duas partes (…).” (FM)
Deixe seu comentário