Sacerdote brasileiro abriga ucranianos em Kiev
Sacerdote brasileiro abriga ucranianos em Kyev e diz que não quer sair da Ucrânia “seja na alegria ou na guerra”
Redação (01/03/2022 16:00, Gaudium Press) O Padre Lucas Perozzi Jorge é pároco da paróquia da Assunção da Santíssima Virgem Maria, em Kiev, a capital da Ucrânia.
A igreja da qual é responsável o sacerdote tornou-se um abrigo para as pessoas que não puderam deixar a cidade. As instalações da paróquia acolhem atualmente 28 pessoas dos quais 5 são crianças.
Natural de Álvares Machado, no interior de São Paulo, Pe. Lucas Perozzi está na Ucrânia desde 2004 e não pensa em voltar para o Brasil tão cedo.
Em entrevista para o G1, o sacerdote brasileiro explicou que ali cresceu e foi ordenado sacerdote e não pretende deixar a Ucrânia nem mesmo com a guerra.
“Eu sempre tive a certeza de ficar aqui. Já me falaram para voltar, mas aqui é o meu lugar, o lugar que eu escolhi para compartilhar, seja na alegria ou na guerra”, contou ele.
No momento em que a Rússia declarou guerra à Ucrânia, Pe. Lucas Perozzi estava fazendo um curso no oeste do país.
Enquanto, muitos cidadãos ucranianos pegavam o caminho do exílio rumo ao oeste, o sacerdote se apressou em voltar para Kiev, onde acolhe os ucranianos e presta auxílio espiritual.
“É uma grande responsabilidade. Eu tenho de levar a palavra de Deus não somente porque sou padre, mas por ser cristão”, explicou. (FM)
Deixe seu comentário