Portugal ganha mais uma Basílica menor
Agora, Portugal conta com 19 Basílicas menores, sete delas estão no território da Arquidiocese de Braga.
Portugal – Bragança (01/02/2022 12:19, Gaudium Press) Na última sexta-feira, 28 de Janeiro, o Papa Francisco concedeu o título de basílica menor à igreja matriz de Torre de Moncorvo, localizada na Diocese portuguesa de Bragança-Miranda. Segundo o Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais, a solene celebração de elevação da nova Basílica está agendado para o dia 18 de Julho, memória de São Bartolomeu dos Mártires e aniversário do templo.
O administrador diocesano de Bragança-Miranda e Arcebispo Eleito da Arquidiocese de Braga, Dom José Cordeiro, recebeu a notícia “com gratidão à Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos”, e considerou que este é “um sinal da memória agradecida ao santo padroeiro desta Basílica.
Foi Dom José Cordeiro quem levou adiante a proposta de elevação do templo à Basílica menor. Sua iniciativa contou com a colaboração da Conferência Episcopal Portuguesa, do Conselho Presbiteral da Diocese de Bragança-Miranda, da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, da Direcção Regional de Cultura do Norte, da Junta de Freguesia de Moncorvo e da Unidade Pastoral de São José.
Portugal tem 19 Basílicas menores em seu território
O título de Basílica menor só pode ser concedido pelo Papa, para recebê-lo, a igreja deve ser reconhecida como um centro de atividade litúrgica e pastoral, sobretudo para as celebrações da Eucaristia, da Reconciliação e dos outros sacramentos, “sendo exemplar quanto à preparação e desenvolvimento, fiel na observância das normas litúrgicas e com a ativa participação do povo de Deus”, como destaca o decreto Domus Ecclesiae.
Existem dois tipos de Basílicas: as “maiores”, que são quatro, todas situadas em Roma: São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Extramuros; e as “menores”, que já passam de 1500 e estão distribuídas em todo o mundo.
Agora, Portugal conta com 19 Basílicas menores, sete delas estão no território da Arquidiocese de Braga: Bom Jesus, Congregados e Sameiro em Braga, São Pedro e São Torcato em Guimarães e ainda São Bento em Terras de Bouro, para além da Sé Catedral de Braga. (EPC)
Deixe seu comentário