Exposição de Presépios do Santuário São Francisco de Assis se torna permanente
Normalmente esta exposição era encerrada em janeiro, na Festa da Epifania, a partir deste ano, porém, a mostra permanecerá disponível para visitação.
São Paulo (13/11/2021 14:25, Gaudium Press) No último dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, foi aberta ao público a Exposição Franciscana de Presépios do Santuário São Francisco de Assis, localizada na região central de São Paulo. Nesta mesma data, foi iniciado o Ano Jubilar pelos 375 anos de fundação do Convento e da Igreja de São Francisco.
“O povo que andava nas trevas viu uma luz”
Normalmente esta exposição era encerrada em janeiro, na Festa da Epifania, a partir deste ano, porém, a mostra permanecerá disponível para visitação, sendo renovada a cada final de ano. Esta 32ª edição do presépio segue o tema “O povo que andava nas trevas viu uma luz”, inspirado na primeira leitura da Solenidade de Natal, do Profeta Isaías.
Exposição de presépios realizada há mais de três décadas
A Exposição Franciscana de Presépios do Santuário e Convento São Francisco de Assis é realizada desde o ano de 1989. A cada edição, a cena do Menino Jesus na manjedoura ao lado de Nossa Senhora e São José é retratada com diferentes materiais e de diversas formas através das mãos de artesões do mundo inteiro. No total, mais de 900 presépios provenientes de diversas partes do Brasil e também de outros países já fizeram parte da mostra.
São Francisco de Assis e os presépios
Os presépios podem ser apreciados em um novo espaço cultural no claustro do Convento, recentemente restaurado, a partir de onde também é possível ter uma vista única da igreja e do altar-mor de São Francisco. Esta exposição recebe um destaque especial por ocorrer justamente em uma igreja franciscana, pois São Francisco de Assis é conhecido como o primeiro a montar um presépio de Natal. (EPC)
Deixe seu comentário