Bispos dos EUA querem incluir Santa Teresa de Calcutá no calendário litúrgico
Por ocasião da reunião episcopal em Beltimore, os bispos dos Estados Unidos votaram por incluir a figura de Madre Teresa de Calcutá no calendário litúrgico do país
Redação (18/11/2021 19:10, Gaudium Press) Reunidos para a assembleia anual de outono, os bispos dos Estados Unidos aproveitaram para votar a inclusão de uma festa a Madre Teresa de Calcutá, no calendário litúrgico.
A reunião que aconteceu em Baltimore, em Maryland, no último dia 17 de novembro, votou sobre a inclusão da festa de Santa Teresa de Calcutá nas celebrações litúrgicas dos Estados Unidos.
Ao todo foram 213 votos a favor, 1 abstenção e nenhum voto contra. O dia escolhido para a eventual memória facultativa seria o dia do aniversário de morte da religiosa: 5 de setembro.
Alguns bispos se felicitaram com a decisão de todos e disseram que as frases e os ensinamentos da religiosa são precisos durante as homilias e exortação ao povo.
Contudo cabe à Congregação para o Culto Divino e a Disciplina para os Sacramentos validar e aprovar a decisão dos bispos americanos.
Madre Teresa de Calcutá foi uma religiosa missionária na Índia. Em 1950, ela fundou as Missionárias da caridade, que rapidamente cresceram e se espalharam pelo mundo.
Em 1979, Madre Teresa recebeu o Prêmio Nobel da Paz e em 1996 recebeu a cidadania honorária americana.
Falecida em 5 de setembro de 1997, com a idade de 87 anos. Ela foi beatificada seis anos depois de morta. O Papa Francisco a canonizou em 4 de setembro de 2016. (FM)
Deixe seu comentário