Frases de São Cirilo de Jerusalém, Bispo e Doutor da Igreja
A Igreja Católica celebra no dia de hoje, 18 de março, a memória litúrgica de São Cirilo de Jerusalém, Bispo e Doutor da Igreja.
Redação (18/03/2022 09:21, Gaudium Press) São Cirilo nasceu no ano 315, em uma família cristã. Desde a infância, foi doutrinado segundo as Sagradas Escrituras, sendo ordenado sacerdote no ano 345. Três anos depois foi consagrado Bispo de Jerusalém, permanecendo no cargo durante aproximadamente trinta e cinco anos, dos quais dezesseis foram passados no exílio, em três ocasiões diferentes.
Os três exílios de São Cirilo de Jerusalém
A primeira porque foi acusado de heresia pelo Bispo Acácio. A segunda por ordem do imperador Constâncio que acreditava que Cirilo era simpatizante dos hereges. Os Santos Bispos Atanásio e Hilário, ambos Padres da Igreja, defenderam São Cirilo. O período mais longo de exílio foi o terceiro, no qual o herege imperador Valente, mandou de volta para o exílio todos os Bispos anistiados. Durante onze anos, São Cirilo peregrinou por várias cidades da Ásia, até a morte do soberano.
São Cirilo de Jerusalém: Doutor da Igreja
O Papa Leão XIII concedeu à São Cirilo o título de Doutor da Igreja, graças às 24 catequeses que escreveu para os catecúmenos da sua Diocese. Das primeiras 19, treze são dedicadas à exposição geral da doutrina e cinco, ditas mistagógicas, referem-se ao comentário dos ritos dos sacramentos de iniciação.
Confira algumas frases de São Cirilo de Jerusalém
01 – “Da mesma maneira que a vitória testemunha o valor do soldado na batalha, da mesma forma se manifesta a santidade de quem sofre os problemas e as tentações com paciência inquebrantável”.
02 – “Assim como dois pedaços de cera derretidos juntos se tornam um, do mesmo modo o que comunga, de tal sorte está unido a Cristo, que ele vive em Cristo e Cristo vive nele”.
03 – “A cruz vitoriosa iluminou quem estava cego pela ignorância, libertou quem estava preso pelo pecado, trouxe à toda humanidade a redenção”.
04 – “Mas aprendendo a Fé e a professando, tenhais em mente e conservai aquilo somente que vos é agora transmitido pela Igreja [Católica] e que foi estruturado fortemente nas Escrituras”.
05 – “Ao catecúmeno ele diz: “Caíste na rede da Igreja (Mt 13, 47). Deixa-te, portanto, apanhar vivo; não fujas, porque é Jesus que te prende no seu anzol, para te dar não a morte mas a ressurreição depois da morte. De fato, deves morrer e ressurgir ( Rm 6, 11.14)… Morres para o pecado, e vives para a justiça a partir de hoje”.
Oração a São Cirilo de Jerusalém
Ó Deus, que marcastes pela vossa doutrina a vida de São Cirilo de Jerusalém, concedei-nos, por sua intercessão, que sejamos fiéis à mesma doutrina, e a proclamemos em nossas ações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém. (EPC)
Deixe seu comentário