Festa de Nossa Senhora Achiropita chega a sua 94ª edição
Localizada no bairro da Bela Vista (Bixiga), em São Paulo, a Paróquia Nossa Senhora Achiropita é a única no Brasil dedicada a esta invocação mariana.
São Paulo (17/08/2020 09:00, Gaudium Press) A tradicional Festa de Nossa Senhora Achiropita chega neste mês de agosto a sua 94ª edição. Localizada no bairro da Bela Vista (Bixiga), em São Paulo, a Paróquia Nossa Senhora Achiropita é a única no Brasil dedicada a esta invocação mariana.
História de Nossa Senhora Achiropita
A história dessa devoção italiana se origina no ano de 580, quando um capitão, ao enfrentar uma terrível tempestade em alto mar, pediu socorro a Mãe de Deus, prometendo-lhe, caso fosse salvo junto de sua tripulação, construir um santuário em homenagem a Nossa Senhora.
Após alcançar a graça, foi cumprir sua promessa, para isso contratou um artista para pintar a imagem de Nossa Senhora, mas tudo o que era pintado durante o dia, desaparecia à noite. Foi então que colocaram um vigia para impedir que a pintura fosse danificada.
Significado de Achiropita
Em certa noite, uma bela mulher apareceu com seu filho no colo pedindo para entrar e rezar. O vigia permitiu, mas após um tempo, vendo que a mulher demorava resolveu verificar o que estava acontecendo. Assim que ingressou na igreja viu a imagem da mulher e do menino estampadas no quadro.
Impressionado com o feito, o vigilante saiu pelas ruas gritando: “Nossa Senhora Achiropita! Nossa Senhora Achiropita!”. ‘Achiropita’ significa ‘não pintada por mãos humanas’.
Devoção de Nossa Senhora Achiropita no Brasil
A devoção a Nossa Senhora Achiropita chegou ao Brasil no século XIX através dos imigrantes italianos. Sentindo a falta da ‘Madonna’, modo carinhoso pelo qual chamam a Mãe de Deus, mandaram fazer uma réplica da imagem, que ficou pronta em 1904 e veio no porão de um navio dentro de um caixote de cebolas.
Primeira festa de Nossa Senhora Achiropita
Chegando ao seu destino final, por não ter ainda uma igreja dedicada a ela, a imagem era custodiada na casa dos próprios italianos. Em 1910 foi feito um altar na rua, e se organizou a primeira festa de Nossa Senhora Achiropita, na qual, contando com a participação e doação dos devotos, se conseguiu arrecadar dinheiro suficiente para se construir a igreja.
Quando ocorre a festa de Nossa Senhora Achiropita?
Tradicionalmente a festa ocorre no mês de agosto. Cerca de mil e duzentos voluntários trabalham durante o ano inteiro na organização do evento, que reúne por volta de 250 mil pessoas. Durante os festejos, além dos tradicionais pratos italianos, são celebradas Santas Missas, realizadas novenas e de hora em hora é dada uma bênção aos devotos de Nossa Senhora Achiropita.
“O objetivo da festa sempre foi fazer alguma coisa de bom. Primeiro, a construção da igreja, a pintura da igreja, e hoje são as obras sociais. Temos hoje uma obra que atende mais de mil pessoas diariamente. Tudo isso com a renda da festa”, explica Maria Emília Moitinho, relações públicas da festa. (EPC)
Deixe seu comentário