Papa: Estevão foi apedrejado porque “não toleravam a clareza da doutrina”
Estêvão proclamava as verdades do Evangelho, falava com Fé e coragem. Os anciãos e aos doutores da lei não suportavam a clareza e verdade da doutrina que ele ensinava. Sem meios para refutá-lo, o mataram.
Cidade do Vaticano (28/04/2020 14:09, Gaudium Press) “Neste momento, quando começamos a ter disposição para sair da quarentena, pedimos ao Senhor que dê ao seu povo, todos nós, a graça da prudência e obediência às disposições, para que a pandemia não volte ”. Foi o que o Papa Francisco disse na introdução para a Missa que presidiu hoje, 28-04-2020, na Capela da Casa Santa Marta.
Os doutores da lei não suportaram a clareza e verdade da doutrina que Estevão ensinava.
Na homilia, Francisco comentou o trecho do Livro dos Atos dos Apóstolos (At 7,51-8,1a), proposto pela liturgia para esta terça-feira da III Semana da Pàscoa.
Nessa passagem é recordado que Estêvão, ao proclamar as verdades do Evangelho, falava com coragem ao povo, aos anciãos e aos doutores da lei, que não suportavam a clareza e verdade da doutrina que ele ensinava.
Sem meios para refutar as verdades proclamadas e por ódio, decidiram acabar com Estevão
Por não terem meios para refutá-lo e por ódio às verdades por ele proclamadas, eles procuraram acabar com Estevão.
Baseando-se em falsos testemunhos e calúnias, aqueles que já não suportavam ouvir a verdade da doutrina ensinada por Estevão, resolveram mover contra ele um julgamento iníquo:
Os doutores da lei “subornaram alguns homens para dizer que o ouviram blasfemar contra Moisés e contra Deus. E depois disso eles correram para ele e o apedrejaram”, recordou Francisco.
Estevão seguiu os passos de Jesus e foi morto por defender com clareza e coragem as verdades da Fé cristã
Também com Jesus fizeram o mesmo –lembrou o Papa– ao procurarem convencer o populacho judeu de que Ele era um blasfemo. Estevão seguiu os ensinamentos de Jesus, seguiu seus passos e foi morto por defender com clareza e coragem as verdades da Fé cristã.
Por isso ele tornou-se o primeiro a derramar seu sangue por defender as verdades da Fé cristã. Por isso é para ele que devem olhar aqueles que são perseguidos por amor à verdade, por amor à justiça.
É por isso também que seu nome será sempre proclamado com respeito e devoção:
Santo Estevão, Protomártir! Rogai por nós! (JSG)
Deixe seu comentário