Gaudium news > Vaticano apresenta o novo regulamento da Prefeitura para Assuntos Econômicos da Santa Sé

Vaticano apresenta o novo regulamento da Prefeitura para Assuntos Econômicos da Santa Sé

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 18-12-2012, Gaudium Press) Na manhã de hoje os Prefeitos dos Dicastérios da Santa Sé reuniram-se com o Cardeal e Secretário de Estado do Vaticano, Tarcísio Bertone, para tratar do novo regulamento da Prefeitura para Assuntos Econômicos da Santa Sé, promulgado em 22 de fevereiro deste ano.brasao_santa_se.jpg

Graças ao novo regulamento o Dicastério teve a oportunidade de retornar ao “espírito originário” de “orientação e programação econômica”, como também de “fiscalização e controle” das administrações da Santa Sede, tornando-se assim uma verdadeira estrutura de programação financeira, destacou o cardeal. Na próxima quinta-feira, no Vaticano, haverá uma reunião para mostrar as funções da Prefeitura para Assuntos Econômicos da Santa Sé de acordo com o novo regulamento.

“A Igreja sempre se preocupou em considerar a mera instrumentalidade dos bens temporários em questão – destacou Dom Bertone – para o desenvolvimento da própria missão, definindo os fins institucionais que tornam lícita a aquisição, a posse, venda e administração dos bens temporários, e que tem como principal objetivo o culto divino, as obras de apostolado e caridade e o apoio honesto do clero e de outros ministros”.

A Prefeitura para Assuntos Econômicos da Santa Sé, instituição criada pelo Papa Paulo VI, “é um Dicastério que trabalha na inspeção e programação econômica, bem como na fiscalização e controle das Administrações da Santa Sé ou de órgãos que a ela pertençam, seja qual for a autonomia que possuam”, é o que estabelece o artigo nº 1 do novo regulamento, dirigindo-se à origem missionária. No momento, a Prefeitura está autorizada a “tomar conhecimento e controlar todas as atividades econômicas ligadas ao patrimônio da Santa Sé” com “autoridade segundo os critérios de método e de mérito” e as diretrizes a serem observadas, de acordo com a Secretaria de Estado.

documento_do_vaticano.jpg
www.vatican.va/roman_curia/uffici/prefettura/documents/
rc_pref_20110222_regolamento_it.html

“A transparência necessária das atividades econômicas e financeiras da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano” exige um empenho “sempre mais incisivo e conjunto com a honestidade” e requer “obediência às normas internacionais de controle financeiro que estão se cumprindo de forma gradual, como foi publicamente reconhecido em nível europeu”.

Ao final do discurso, os Prefeitos de Dicastérios e o Cardeal destacaram que “especialmente nas circunstâncias históricas atuais” deve-se “proceder a uma redução gradual, porém efetiva dos custos em face da impossibilidade de aumento da receita, devido ao déficit que se tem registrado ultimamente nos balanços finais”. Espera-se que o novo regulamento permita à Santa Sé e ao Vaticano “a manutenção de sua credibilidade”.

Na próxima quinta-feira, na apresentação das diretrizes da Prefeitura estabelecidas pelo novo regulamento, estarão presentes: o Cardeal Giuseppe Versaldi, Prefeito da prefeitura para Assuntos Econômicos da Santa Sé, Dom Lucio Angel Vallejo Bada, secretário da Prefeitura para Assuntos Econômicos da Santa Sé e Stefano Fralleoni, contador geral da mesma Prefeitura .

O texto completo do novo regulamento da Prefeitura está disponível no site do Vaticano: www.vatican.va/roman_curia/uffici/prefettura/documents/rc_pref_20110222_regolamento_it.html. (AA/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas