segunda-feira, 05 de janeiro de 2026

Por que gaudium?

O porquê do nosso nome

Católicos com especial chamado para o mundo da comunicação, há muito os mentores desta agência queriam realizar uma iniciativa com aspectos novos, onde pudessem pôr em prática sua vocação. Daí nasceu a idéia de uma agência de notícias – concentrada no Brasil – dirigida ao público católico.

Foi nesse mesmo período que o Papa Bento XVI visitou o Brasil. Uma visita permeada de muitas bênçãos e alegria. Fato que seria o grande impulso que faltava para a concretização da obra. A alegria contagiou a nossa equipe, que resolveu finalmente por em prática o projeto da nova agência. Porém como se chamaria?

Na primeira homilia de Bento XVI no Brasil, o Santo Padre citou várias vezes trechos do importante documento do Concílio Vaticano II, a “Gaudium et Spes” (Alegria e Esperança).

Verdadeiramente aquela visita do Papa ao Brasil foi cheia de “Gaudium”, de uma alegria que trouxe também muita “spes”. Informar com alegria e esperança, eis numa palavra nossa missão. Inspirados por tais virtudes os criadores desta agência, por unanimidade, a batizaram de Gaudium Press.

Santa Ângela de Foligno: do mundanismo à mística

Santa Ângela de Foligno: do mundanismo à mística A vida de Santa Ângela de Foligno, cuja memória é celebrada no dia 4 de janeiro, foi selada pela cruz e pela certeza da vitória sobre o demônio que queria vê-la no mundanismo e na descrença da misericórdia Divina.

Ângelus: o fundamento da nossa esperança é a Encarnação de Deus

Ângelus: o fundamento da nossa esperança é a Encarnação de Deus “O Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14). “Esta é a obra de Deus: em Jesus, Ele tornou-se um de nós, escolheu ficar junto de nós, quis ser para sempre o Deus-conosco”, afirmou o Papa antes da oração do Ângelus, na Praça de São Pedro.