Gaudium news > Webcams no túmulo de São Pedro e na Porta Santa para viver o Jubileu mesmo “de longe”

Webcams no túmulo de São Pedro e na Porta Santa para viver o Jubileu mesmo “de longe”

O Vaticano divulgou nesta segunda-feira novidades na Basílica de São Pedro, tendo em vista o Ano Jubilar de 2025: uma nova revista e uma transmissão ao vivo do túmulo de São Pedro.

Foto: Vatican news

Foto: Vatican news

Redação (26/11/2024 10:56, Gaudium Press) O Vaticano anunciou a publicação de uma nova revista, sob a direção da liderança da Basílica de São Pedro, chamada “Piazza San Pietro”. O número zero da revista foi apresentado ontem, 25 de novembro, na Sala de Imprensa da Santa Sé. Um projeto que o padre Enzo Fortunato, diretor de comunicação da Basílica Vaticana, define como um “desafio comunicativo”. A revista caracteriza a modernidade na era da globalização, com um “editor” excepcional, o próprio Papa Francisco, que responde pessoalmente às perguntas dos leitores. “Pessoas simples, pessoas comuns: o jovem, o pai de família, a senhora idosa”, ressalta o franciscano. A primeira resposta do Papa é dedicada a uma avó que relata a tristeza de ver sua terceira neta não batizada, devido ao distanciamento de seus pais da Igreja.

A revista Piazza San Pietro, cujo título foi “desejado” pelo Papa, torna-se assim um símbolo de abertura e acolhimento, recordando a colunata de Bernini que metaforicamente abraça temas atuais e testemunhos de personalidades proeminentes. Francisco quer que a publicação se torne um meio de comunicação autêntico que, como sugere seu significado etimológico, “coloca em comum”. “Comunicar”, explica Dom Pepe, ‘não é apenas pronunciar palavras, mas compartilhar riquezas’ e transformá-las, por meio do que é colocado em comum, em uma ‘escuta que faz a humanidade crescer’.

A revista estará disponível na Área Oficial da Basílica ou por assinatura postal a um custo de 30 euros (um único exemplar custará 4 euros). Entretanto, enfatiza o Pe. Fortunato, “aqueles que não puderem pagar a revista a receberão gratuitamente”.

Webcams para o Jubileu

Rezar com outros olhos, também com a ajuda da tecnologia: a partir do próximo dia 2 de dezembro, graças a uma webcam, os fiéis poderão visitar virtualmente o túmulo de São Pedro e a Porta Santa do Jubileu. O anúncio foi feito por Dom Orazio Pepe, lendo o discurso do Cardeal Mauro Gambetti, arcipreste da basílica vaticana, que não pôde comparecer à apresentação na Sala de Imprensa. Também foi revelada uma nova sala multiuso dentro da Fabbrica di San Pietro, que receberá jornalistas para reuniões e briefings.

A gradual “digitalização” da Basílica, inaugurada por meio da parceria com a Microsoft para a criação de um “gêmeo virtual”, passa também pelas webcams, que permitirão àqueles que não poderão comparecer ao Jubileu vivenciá-lo “de longe”. Uma comunicação que não deixará de lado o uso das redes sociais, “conexões significativas entre a Basílica e os cristãos de todo o mundo”.

Com informações Vatican news

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas