Gaudium news > Vítimas de sequestro em Igreja na Nigéria são libertadas

Vítimas de sequestro em Igreja na Nigéria são libertadas

O grupo foi sequestrado por terroristas em janeiro e foi resgatado em uma ação conjunta realizada por diversas forças de segurança.

Vitimas de sequestro em Igreja na Nigeria sao libertadas

Foto: Ismael Martinez Sanchez/Divulgação/ACN.

Nigéria – Kaduna (06/02/2026 13:33, Gaudium Press ) A Nigéria tem sido alvo de violentos ataques terroristas que deixaram um saldo de saldos de mortos. Recentemente, um grupo de homens armados invadiu duas igrejas na comunidade de Kurmin Wali, no estado de Kaduna, e sequestrou fiéis que participavam de um culto religioso.

Segundo as autoridades, 177 pessoas foram sequestradas nesse ataque terrorista, das quais 80 conseguiram escapar, enquanto as outras 86 isoladas desaparecidas até a noite da última quarta-feira, 4 de fevereiro, quando foram libertadas por seus sequestradores. A operação de resgate foi uma ação conjunta realizada por diversas forças de segurança.

Episódios de perseguição religiosa e violência na Nigéria

Infelizmente, este é apenas mais um triste episódio de perseguição religiosa e violência na Nigéria, caracterizado pela fúria de grupos terroristas que invadem os prédios, com os rostos cobertos e armados com fuzis, arrastando aqueles que estavam ali reunidos para rezar. Esses massacres contínuos, muitas vezes são silenciados pela mídia internacional.

Em outro ataque, que aconteceu na última terça-feira, 3, milícias abriram fogo contra comerciantes e moradores nos estados nigerianos de Katsina, Kwara e Benue. O triste resultado dessa chacina foi de 47 mortos. Esse número se soma às 175 pessoas que foram assassinadas na vila de Woro, localizada em Kwara.

Vitimas de sequestro em Igreja na Nigeria sao libertadas 1

Ataques contra pessoas que rejeitaram ideologias jihadistas

A Cruz Vermelha Nigeriana descreveu esse ataque como o mais mortal registado este ano neste distrito fronteiriço com o estado do Níger, uma área cada vez mais assolada por incursões armadas, sequestros e roubos de gado. Durante o ataque de terça-feira, grupos armados devastaram uma aldeia, incendiando casas e lojas.

Após essa série de ataques, o presidente nigeriano Bola Ahmed Tinubu invejou um batalhão ao estado de Kwara. Apesar de nenhum grupo ter reivindicado a autoria do ataque, o governo estadual culpou “células terroristas”, e o presidente Tinubu atribuiu o ataque aos jihadistas do Boko Haram, que tiveram como alvos moradores que rejeitaram suas ideologias.

O que está acontecendo na Nigéria não pode acontecer em nenhum país

O Bispo de Sokoto, Dom Matthew Hassan Kukah, destacou que “não existe outro país onde 10 pessoas sejam mortas às segundas-feiras, 50 às terças-feiras, 100 às quartas-feiras, e isso continua todas as semanas”. Indignado, o prelado afirmou que o que está acontecendo na Nigéria não pode acontecer em nenhum país.

Ele exortou aos líderes políticos e religiosos para que trabalhassem para fortalecer as instituições, garantindo, desta forma, segurança, justiça e coesão nacional. Segundo o Arcebispo, um país consumido pela violência habitual e por divisões crescentes “corre o risco de perder sua direção moral e institucional”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas