Gaudium news > Verdades sobre o Santuário do Cristo Redentor no Rio de Janeiro

Verdades sobre o Santuário do Cristo Redentor no Rio de Janeiro

O Monumento ao Cristo Redentor, localizado no alto do Morro do Corcovado, foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1931.

Verdades sobre o Santuario do Cristo Redentor no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro (20/08/2025 17:10, Gaudium Press) Inaugurado no ano de 1931, o Monumento ao Cristo Redentor, localizado no alto do Morro do Corcovado, no Rio de Janeiro, além de ser um dos cartões postais do país é um ícone da Fé e um símbolo nacional brasileiro. A ideia de construí-lo surgiu no ano de 1921, como parte das comemorações do centenário da Independência do Brasil.

Cristo Flickr Fotos Antigas RS Dominio Publico

História do Santuário Cristo Redentor

O projeto só saiu do papel graças a uma campanha nacional lançada pela Igreja Católica com o objetivo de arrecadar doações entre os fiéis e viabilizar o projeto. A estrutura interna de concreto armado foi concebida pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa. Já o projeto estético ficou sob a responsabilidade do artista franco-polonês Paul Landowski, que esculpiu em Paris os moldes em gesso da cabeça e das mãos do monumento.

Após chegarem ao Brasil, as peças foram montadas sobre o Morro do Corcovado, um pico de 710 metros na Floresta da Tijuca. As obras duraram cinco anos e o monumento foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1931. Com 30 metros de altura (38 metros se contarmos o pedestal), o Cristo Redentor domina a paisagem carioca e pode ser avistado de diversos pontos da cidade.

Verdades sobre o Santuario do Cristo Redentor no Rio de Janeiro 2

Patrimônio Mundial reconhecido pela UNESCO

Esta imagem representa, para muitos, acolhimento, proteção e paz, valores tão caros ao povo brasileiro, ao lado da Fé, Esperança e Amor. No ano de 2007, em reconhecimento a seu impacto cultural e religioso, o Cristo Redentor foi eleito uma das “Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno” e desde 2012 integra a paisagem do Rio de Janeiro, tombada como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

O Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor é o primeiro santuário a céu aberto do mundo, sendo não apenas um mirante ou ponto turístico, mas um lugar de culto ativo, com celebrações religiosas diárias, administração eclesiástica própria e serviços pastorais oferecidos aos fiéis e visitantes. No local, turismo e devoção religiosa se encontram e se enriquecem. Os visitantes são convidados à reflexão e à oração.

960px Christ the Redeemer Cristo Redentor

Foto: Por Arne Müseler / www.arne-mueseler.com, CC BY-SA 3.0 de, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=116404602

Funções pastorais desempenhadas pelo Santuário Cristo Redentor

Muitos peregrinos se dirigem regularmente ao Cristo Redentor movidos pela Fé: pagando promessas, agradecendo graças alcançadas ou vivenciando a espiritualidade do local. Diariamente são celebradas Santas Missas e administrados os sacramentos na Capela Nossa Senhora Aparecida, localizada aos pés do monumento. A procura de pessoas que desejam se casar no Santuário é cada vez maior.

Na Capela ‘Laudato Si’ há um espaço dedicado à Adoração ao Santíssimo Sacramento, que todos os dias recebe muitos grupos de peregrinos que manifestam o desejo de participar das Santas Missas e vigílias que ali são celebradas. O Santuário desempenha diversas funções pastorais, além das celebrações das Missas e sacramentos, promove ações sociais e ecológicas, eventos culturais e diálogo com diferentes crenças.

Verdades sobre o Santuario do Cristo Redentor no Rio de Janeiro 4

O Santuário não é responsável pelas funções logísticas e comerciais do local

Importante destacar que o Santuário não é responsável pela operação comercial do ponto turístico, que não vende ingressos, não gerencia os meios de transporte até o alto do morro e não define os preços cobrados aos visitantes. Além disso, a Arquidiocese do Rio de Janeiro não cobra entrada no Santuário nem recebe qualquer valor pelo transporte de passageiros ao Cristo Redentor.

Todas essas funções logísticas e comerciais estão a cargo de concessionárias e órgãos públicos, que também são responsáveis pela segurança pública e a infraestrutura geral do parque. Dentre estes serviços estão os de primeiros socorros, acessibilidade de escadas e elevadores, além da limpeza da trilha e das áreas comuns. O Santuário apenas oferece atendimento religioso e acolhimento espiritual. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas