Vaticano vai extinguir o Sodalício de Vida Cristã?
Nesse momento, a VI Assembleia Geral da sociedade está sendo realizada em Aparecida com cerca de cem membros professos, encarregados da reforma de suas constituições.
Redação (19/01/2025 09:29, Gaudium Press) Desde o dia 6 de janeiro, os membros perpétuos da Sociedade de Vida Apostólica laical de Direito Pontifício, Sodalício de Vida Cristã, estão reunidos na cidade de Aparecida para a sua VI Assembleia Geral. Nesta Assembleia encontram-se presentes o Cardeal Gianfranco Ghirlanda, S.J., consultor de vários dicastérios da Santa Sé, e o Frei Guillermo Rodríguez, O.F.M., Delegado ad nutum do Sodalício.
Este encontro é considerado a instância máxima de discernimento e decisão na vida do Sodalício e um momento crucial para renovar a sua missão apostólica.
Entretanto, a mídia noticiou, e a Gaudium Press confirmou, que, nos próximos dias, o Vaticano vai extinguir o Sodalitium Christianae Vitae.
A supressão da comunidade de origem peruana deverá ser anunciada na próxima semana. Pe. Jordi Bertomeu, sacerdote espanhol oficial do Dicastério para a Doutrina da Fé, que, em março do ano passado, dirigiu uma “missão especial” de investigação sobre esta realidade eclesial, será o comissário encarregado do processo de encerramento.
Já começam a surgir perguntas acerca de todo o procedimento, como o destino ou a condição dos aproximadamente 120 membros professos perpétuos desta sociedade, dos quais 35 são sacerdotes.
A informação desta supressão ocorre após rumores sobre a possibilidade de dissolução da comunidade, mesmo com o Vaticano tendo designado clérigos de alto escalão para liderar esforços de reforma.
Deixe seu comentário