Vaticano suspende ordenação sacerdotal em diocese na França
O Vaticano ordenou o cancelamento de uma ordenação sacerdotal e diaconal na diocese francesa de Fréjus-Toulon
Redação (04/06/2022 06:30, Gaudium Press) O Vaticano fez conhecer uma decisão muito rara ao suspender a ordenação sacerdotal prevista para acontecer no final de junho, na diocese francesa de Fréjus-Toulon.
A cerimônia que previa a ordenação de quatro sacerdotes e seis diáconos, foi suspensa. O celebrante seria o Bispo diocesano Dom Dominique Rey conhecido por ser um dos mais conservadores.
Em comunicado publicado no site da diocese, Dom Dominique explica que a decisão da Santa Sé ocorreu após a “visita fraterna” do Arcebispo de Marseille, D. Jean-Marc Aveline. Visita que foi ordenada pelo Vaticano em 2021.
Decisão do Vaticano após visita apostólica
A intenção principal da visita apostólica seria questionar a “reestruturação do seminário e a política de acolhida da diocese”.
Segundo a AFP (Agência Francesa de Imprensa), uma fonte de informação do Vaticano teria revelado que a gestão do seminário diocesano suscitou questionamentos no Vaticano. Especialmente no que toca à acolhida de novas comunidades religiosas.
Uma prova para os ordenandos e para a diocese
Dom Dominique Rey, 69 anos, está à frente da diocese há mais de vinte anos e é conhecido como um dos bispos mais conservadores da França.
Uma fonte próxima a D. Dominique conta que “a decisão é brutal” e “é um choque para a diocese”, segundo informação do periódico francês Le Figaro.
“Acolhemos este pedido com dor e confiança, conscientes da prova que representa sobretudo para aqueles que se preparavam para receber a ordenação”, explicou o Bispo D. Dominique. (FM)
Deixe seu comentário