Vaticano ordena visita apostólica a todos os seminários na Espanha
A Conferência Episcopal Espanhola (CEE) informou que, entre os meses de janeiro e fevereiro, o Papa Francisco pediu uma visita aos seminários espanhóis.
Redação (09/11/2022 11:50, Gaudium Press) O Pontífice encarregou o Dicastério para o Clero a realizar esta visita canônica, cujo objetivo é determinar se as instruções do documento “O dom da vocação presbiteral”, também conhecido como Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis, estão sendo implementadas.
A visita foi confiada a dois bispos uruguaios: Dom Milton Luis Tróccoli, bispo de Maldonado – Punta del Este – Minas, e Dom Arturo Eduardo Fajardo, bispo de Salto, ambos com experiência em seminários e pastoral vocacional.
O documento, publicado pelo Dicastério para o Clero em 2016, substituiu aquele publicado em 1985 pelo Papa João Paulo II, e enfatiza a necessidade da formação dos futuros sacerdotes em quatro dimensões: humana, intelectual, espiritual e pastoral. Além disso, introduz um novo curso introdutório ou propedêutico, o acompanhamento da etapa pastoral e a formação permanente.
Outra questão levantada é a exigência de um número mínimo de jovens no seminário para que haja vida comunitária.
No ano de 2021-2022, há pouco mais de 1.000 candidatos nos seminários espanhóis – cerca de 200 a menos do que quatro anos atrás, embora o número anual de novos participantes permaneça estável acima de 200.
Cerca de 500 sacerdotes foram ordenados na Espanha nos últimos quatro anos. Assim, segundo os dados da CEE, as 70 dioceses têm pouco mais de 16.500 sacerdotes.
Com informações Aciprensa.
Deixe seu comentário