Vaticano nomeia Bispo sucessor para a Arquidiocese de Maputo, Moçambique
A Santa Sé nomeou Dom João Carlos Nunes como sucessor de Dom Francisco Chimoio, Arcebispo de Maputo, Moçambique
Redação (15/11/2022 16:10, Gaudium Press) A Santa Sé anunciou nesta terça-feira, 15 de novembro, que o Papa Francisco nomeou o Bispo de Chimoio, Dom João Carlos Nunes, como Bispo coadjutor da Arquidiocese de Maputo.
Dom João Carlos, de 54 anos de idade, deve suceder o atual Arcebispo de Maputo, Dom Francisco Chimoio, que completa 75 anos de idade, em fevereiro de 2023.
Dom Francisco Chimoio, atual Arcebispo, está há quase vinte anos na Sé de Maputo. Ele foi nomeado para assumir a arquidiocese em fevereiro de 2003, pelo Papa João Paulo II.
Dom João Carlos Nunes, Bispo Coadjutor
Dom João Carlos Nunes foi nomeado Bispo auxiliar de Maputo, em 2011. A ordenação episcopal aconteceu em julho do mesmo ano.
Ele também foi administrador apostólico de Beira, em 2012, e foi nomeado Bispo de Chimoio, em janeiro de 2017, pelo Papa Francisco.
O Bispo coadjutor é nomeado pela Santa Sé para ajudar o Bispo principal, mas diferentemente dos Bispos auxiliares, ele tem direito de sucessão quando o Bispo principal cessa as funções por ter completado 75 anos, idade limite prevista pelo Direito Canônico para governar uma diocese. (FM)
Deixe seu comentário