Vaticano nega que Papa esteja com problemas de visão
Durante a JMJ, Francisco omitiu alguns trechos importantes de seus discursos e preferiu falar ao público sem auxílio dos textos o que fez surgirem suposições sobre problemas de visão do Santo Padre. O Vaticano negou que o Papa está com problemas de visão
Redação (07/08/2023 16:00, Gaudium Press) Na última sexta-feira, 4 de agosto, o Papa Francisco cancelou um discurso que seria proferido na manhã do mesmo dia. O discurso foi cancelado devido à baixa iluminação e à preocupação especial com a visão do Papa.
Esse fato chamou a atenção e levantou suposições sobre problemas de saúde nos olhos do Papa, principalmente após ele ter omitido dois trechos significativos de um discurso no sábado, 5 de agosto, em Fátima.
Na sexta-feira, o Papa Francisco visitou um centro de caridade de Lisboa e pronunciou os primeiros parágrafos de um discurso preparado, mas deixou de ler o restante do texto. O mesmo ocorreu na noite da sexta-feira. Durante a Via-Sacra com os jovens, o Papa preferiu improvisar em suas palavras, embora tivesse um discurso preparado.Conforme explicou posteriormente o porta-voz do Vaticano, o Papa costuma adaptar-se ao público que tem diante de si.
No sábado, em Lisboa, Francisco leu apenas as primeiras linhas do texto preparado e depois propôs aos participantes uma reflexão improvisada sobre Nossa Senhora. Durante a visita ao santuário de Fátima, esperava-se uma mensagem especial sobre a paz no mundo, especialmente em relação à guerra na Ucrânia. O Santo Padre também omitiu a oração que estava preparada para o final do rosário.
Conforme relatado pelo jornal Crux, o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, assegurou que não se trata de um problema de visão do Papa. O discurso da sexta-feira foi cancelado “devido à iluminação, que gerava um reflexo nos óculos”, explicou Matteo Bruni.
Matteo Bruni também esclareceu que, apesar de toda a programação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Papa não se sentiu cansado e estava com boa saúde. (FM)
Deixe seu comentário