Vaticano mantém relações diplomáticas com mais de 180 países
No mesmo dia em que o Papa Francisco se reúne com diplomatas no Vaticano, a Santa Sé divulgou uma nota informativa apresentando dados sobre suas relações diplomáticas.
Cidade do Vaticano (08/02/2021 16:30, Gaudium Press) A sala de imprensa da Santa Sé divulgou nesta segunda-feira, 8 de fevereiro, uma nota informativa comunicando que atualmente mantém relações diplomáticas com 183 países, além da União Europeia e a Ordem Soberana Militar de Malta.
Encontro do Papa Francisco com diplomatas
O documento foi divulgado na mesma data em que o Papa Francisco recebeu o corpo diplomático acreditado junto à Santa Sé em um tradicional encontro no qual é analisada a conjuntura sociopolítica mundial.
Roma abriga 188 embaixadas, além do escritório da Liga dos Estados Árabes, da Organização Internacional para as Migrações e do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados.
Assinatura de acordos e ratificações
Durante o ano de 2020, foram assinados diversos acordos e ratificações. No dia 12 de outubro de 2020, se assinou o sétimo Acordo Adicional entre a Santa Sé e a República Austríaca à Convenção para o Regulamento das Relações Patrimoniais, de 23 de junho de 1960.
Já no dia 17 de janeiro foi ratificado o Acordo-Quadro entre a Santa Sé e a República Democrática do Congo, assinado em 20 de maio de 2016. No dia 7 de setembro, se ratificou o Acordo sobre o Estatuto Jurídico da Igreja Católica em Burkina Faso, assinado no dia 12 de julho de 2019.
A Santa Sé ratificou ainda, no dia 17 de junho, em nome e por conta do Estado da Cidade do Vaticano, a Emenda de Kigali ao Protocolo de Montreal sobre substâncias que empobrecem a camada de ozônio. Emenda que foi aderida pela Santa Sé no dia 5 de maio de 2008.
Finalmente, no dia 22 de outubro, a Santa Sé e a República Popular da China concordaram em prorrogar, por mais dois anos, a validade do Acordo Provisório sobre a nomeação de Bispos na China, que havia sido assinado em Pequim no ano de 2018. (EPC)
Deixe seu comentário