Vaticano divulga tema do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos 2025
O tema escolhido pelo Papa Francisco foi: ‘Bem-aventurado aquele que não perdeu a sua esperança’.
Cidade do Vaticano (04/02/2025 09:52, Gaudium Press) O Vaticano divulgou o tema para o quinto Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que este ano será celebrado no dia 27 de julho. De acordo com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, o tema escolhido pelo Papa Francisco foi: ‘Bem-aventurado aquele que não perdeu a sua esperança’.
Explicando a escolha deste tema pelo Pontífice, o Dicastério romano ressaltou através de um comunicado que “as palavras, extraídas do livro do Eclesiástico expressam a bem-aventurança dos idosos e indicam na esperança depositada no Senhor o caminho para uma velhice cristã e reconciliada”.
Refletir sobre como a presença dos avós e idosos
Este ano, seguindo o Jubileu da Esperança, esta celebração será uma ocasião para refletir sobre como a presença dos avós e idosos pode se tornar um sinal de esperança em cada família e comunidade eclesial. Além disso, a celebração deste dia seguirá o Jubileu das famílias, das crianças, dos avós e dos idosos, programado para o período entre 30 de maio e 1º de junho.
Reforçando o convite do Papa Francisco para celebrar o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos em cada Diocese, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida exortou para que as celebrações do domingo, 27 de julho, sejam dedicadas aos idosos, promovendo visitas e momentos de encontro entre as gerações.
Dia Mundial dos Avós e dos Idosos
Instituído pelo Papa Francisco no ano de 2021, o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos é celebrado anualmente no quarto domingo do mês de julho. O tema deste ano para a celebração é ‘De geração em geração, a sua misericórdia’.
Segundo o prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Cardeal Kevin Farrell, “com o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, o Santo Padre nos convida a tomar consciência da importância dos idosos na vida da sociedade e das nossas comunidades e a fazê-lo, não de modo pontual, mas estrutural”. (EPC)
Deixe seu comentário