Vaticano divulga tema do Dia Mundial do Enfermo 2026
“A compaixão do samaritano: amar suportando a dor dos outros” foi o tema escolhido pelo Papa Leão XIV para esta celebração, marcada para o dia 11 de fevereiro.
Cidade do Vaticano (26/09/2025 10:14, Gaudium Press) O Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral divulgou nesta sexta-feira, 26, o tema escolhido pelo Papa Leão XIV para o 34º Dia Mundial do Enfermo, que será celebrado no dia 11 de fevereiro de 2026: “A compaixão do samaritano: amar suportando a dor dos outros”.
Parábola evangélica do Bom Samaritano
Esta reflexão é inspirada na parábola evangélica do Bom Samaritano, figura que encarna o amor através do cuidado com o homem ferido na estrada. O lema ressalta que o amor ao próximo não se limita a palavras ou sentimentos, mas requer gestos concretos de proximidade e solidariedade, especialmente para com aqueles que sofrem de doenças em contextos de fragilidade, pobreza, isolamento e solidão.
Redescobrir a compaixão como caminho para a fraternidade
“O próprio Cristo, o Bom Samaritano, aproxima-se hoje da humanidade ferida para derramar, através dos sacramentos, ‘o óleo da consolação e o vinho da esperança’”, recorda o Dicastério em sua declaração, que também convida os fiéis católicos de todo o mundo a redescobrir a compaixão como caminho para a fraternidade e a apoiar, com obras de amor e misericórdia, aqueles que carregam o fardo da dor e da doença.
Dia Mundial do Enfermo
De acordo com o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, o Dia Mundial do Enfermo, instituído pelo Papa São João Paulo II no ano de 1992, é um momento privilegiado de oração, proximidade e reflexão para toda a comunidade eclesial e a sociedade civil, sendo um convite para reconhecer o rosto de Nosso Senhor Jesus Cristo nos irmãos e irmãs marcados pela doença e pela fragilidade. (EPC)
Deixe seu comentário